A doutora Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina fará a Aula Magna da Escola de Saúde com o tema Covid-19: AC/DC, o que aprendemos, como ficam nossas vidas? dúvidas pertinentes, que estão em (quase) todas as mentes e nos desafiam a uma reflexão necessária nestes tempos de crise.
A palestra será online no próximo 23 de setembro às 19 horas, numa realização de cunho cultural-comunitário do Graciosa Country Club, dando início ao ciclo Ampliando Horizontes e poderá ser assistido no canal do YouTube do Graciosa Country Club.
O currículo da doutora Margareth é impressionante em termos acadêmicos e científicos, mas não a define em momento algum como a personalidade pública que ela é agora, concedendo entrevistas a veículos “laicos” de comunicação e se tornando conhecida no país todo como uma das cientistas que lideram as pesquisas sobre a pandemia e seu combate. Isso decorre de sua competência profissional e da capacidade de falar de temas complexos de modo acessível a leigos, sem condescendência e sem reduzir sua importância.
Ela ressalta também as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higiene básica e universalização das vacinas; algo sabido de todos mas que deve ser lembrado sempre e feito por todos. Da mesma forma critica as “quimeras”, fármacos que não mostraram ação comprovada contra a Covid, nem para casos leves nem para impedir o agravamento da doença.
Em maio passado ela recebeu da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro o prêmio Nise da Silveira, que tem o nome da médica que revolucionou a psiquiatria no Brasil; e ela está também revolucionando a imagem das pesquisadoras brasileiras.
A professora Margareth é pneumologista, pesquisadora da Fiocruz e doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. É membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da Rede TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado Resist TB, da Boston Medical School. Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Tem mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente.
Docente da Pós-Graduação da PUC-RJ, é membro e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e Brace Trail para vacina BCG para prevenção da Covid-19. Colunista semanal do jornal O Globo em Hora da Ciência.
Presidente Eleita para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024.
Certamente um evento imperdível.
Texto: Wanda Camargo