No último ano da faculdade, os alunos têm o famoso TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, para alguns alunos, o último período vai além desse objetivo e planejam conciliar atividades acadêmicas com estudos intensos para processos seletivos: a residência é um deles. No UniBrasil, duas egressas do Curso de Nutrição conquistaram suas vagas de residentes em grandes complexos de saúde de Curitiba.
A Thais Petillo de Castro Ferreira de Carvalho é a nova residente do Hospital Erasto Gaertner, especializado em tratamento de câncer. Sua escolha de nicho na profissão foi nutrição oncológica e traçou sua rotina de estudos para alcançar o sonho em atuar em hospitais e clínicas. “É muito importante decidir uma especialização na carreira e eu escolhi nutrição e oncologia. Após um ano de muita dedicação, eu alcancei o objetivo de ser residente no Erasto Gaertner”, explica Thais Petillo.
Uma peça fundamental para conseguir esse objetivo foi o apoio da Professora Edilcéia Ravazzani que fez a diferença em sua formação. “O professor é incentivador, nos mostra o caminho que precisamos percorrer para buscar nossos sonhos e tenho muita gratidão a todos os professores que fizeram parte da minha graduação, em especial a professora Edilcéia. Muito Obrigada”, finaliza Petillo.
Para a docente do UniBrasil, Edilcéia Ravazzani, é importante o professor estimular os alunos a buscar diversas possibilidades no mercado de trabalho “e a residência hoje é fundamental para o profissional que quer atuar em hospitais. Nosso dever é despertar o interesse dos nossos alunos a buscar voos maiores na carreira”, ressalta.
A Suellen Goulart, egressa de Nutrição, também conquistou sua vaga em Residência Multiprofissional em Saúde da Família – UFPR. Esse objetivo foi despertado no último ano da faculdade e em meio a correria acadêmica, ela se deu o “trabalho” de aumentar suas tarefas. “Não foi um processo fácil, foram diversas horas e dias de dedicação aos estudos e tentando conciliar com todas as outras responsabilidades que o último ano de faculdade trazia. Porém, cada segundo valeu a pena. Eu sou muito grata por ter feito essa escolha e não me arrependo de ter me dedicado tanto. Tenho certeza que a residência vai me trazer experiências e vivências que eu não teria em outro lugar”, observa.
Para quem pretende cursar nutrição no UniBrasil, a Suellen Goulart deixou um recadinho importante. “Aproveitem todas as oportunidades que o UniBrasil oferece para enriquecer o seu currículo: monitorias, iniciação científica, publique resumos no EVINCI, participe de eventos, faça estágios, resumindo, faça tudo que puder. Todas essas atividades que são feitas durante a graduação podem ser decisivas na sua aprovação na residência, pois aumenta a pontuação do processo seletivo”, finaliza.