Egressas de Educação Física do UniBrasil são comentaristas das Paralimpíadas de 2024

Alessandra Folmann e Emanuele Gonçalves Dreveck integram o time de comentaristas da Globo para as Paralimpíadas de Paris 2024

As egressas do curso de Educação Física do UniBrasil, Alessandra Folmann e Emanuele Gonçalves Dreveck fizeram parte da equipe de comentaristas da Globo nas Paralimpíadas de Paris 2024.

Alessandra se formou no UniBrasil como Bacharel em 2012 e concluiu a licenciatura em 2013. Ela começou a carreira como técnica da equipe do IPP Brasil, um time de Curitiba que representa a cidade nos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajaps), além de outros campeonatos brasileiros e estaduais.

“Com a equipe, consegui manter o time entre os quatro melhores do Brasil. Nos dois primeiros anos, conquistamos a medalha de terceiro lugar e, até este ano, seguimos entre os quatro melhores do país. Acredito que minha participação nos Jogos Paralímpicos foi além dos resultados; foi também sobre entender profundamente o esporte.”, comenta a egressa.

Em 2022, Alessandra teve a oportunidade de fazer parte da seleção brasileira e participou do Campeonato Mundial de Vôlei Sentado com a equipe feminina. Na ocasião, ela atuou como auxiliar do técnico Fernando Guimarães. “Saímos de lá com a vitória, conquistando o primeiro lugar e o título de campeãs mundiais — um feito histórico, tanto para o feminino quanto para o masculino.”, destaca Alessandra.

A egressa evidencia o papel do UniBrasil em moldar sua visão e abordagem para atuar como comentarista. “Como minha função original é ser técnica, comentar é algo novo para mim. E, para isso, acredito que é necessário um preparo grande, porque é uma responsabilidade falar sobre o seu esporte, o trabalho de outras pessoas, a comissão técnica, os atletas e a gestão. É preciso estar sempre atualizado com o que está acontecendo. Portanto, a dedicação e o acolhimento que recebi dos professores do UniBrasil foram essenciais.”

Alessandra finaliza comentando sobre como ela acredita ser possível dar mais visibilidade aos esportes Paraolímpicos no Brasil. “Precisamos de mais incentivo financeiro, especialmente por parte das empresas. Com esse apoio, acredito que conseguiremos aumentar a visibilidade na televisão e nas mídias. Além do apoio financeiro para a seleção brasileira, é fundamental que olhemos mais para os clubes, pois é neles que os atletas treinam diariamente.”

Já Emanuele se formou no UniBrasil em 2015. Ela começou sua carreira no esporte quando tinha apenas 10 anos, atuando como atleta de Tênis de Mesa. Em 2008, ela iniciou sua trajetória profissional na modalidade, atuando como auxiliar técnica. Após concluir a graduação, ela trabalhou em clubes e prefeituras, desde a iniciação até o alto rendimento.

Atualmente, Emanuele é técnica da seleção brasileira feminina sub-11 e sub-13 olímpica. Também atua como formadora de treinadores de tênis de mesa em três cursos: iniciação ao tênis de mesa, formação de atletas e alto rendimento. Além disso, ela também é mentora júnior, orientando treinadoras da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Como comentarista, ela atuou em cinco edições do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis de Mesa, além de um Aberto Paraolímpico Internacional Fator 40.

Emanuele destaca o papel do UniBrasil na sua formação profissional. “A passagem pelo ensino superior me ajudou na compreensão das questões técnicas além de minha experiência na modalidade, desde apresentações de trabalhos, comunicações orais, disciplinas e estágios supervisionados.”

Alessandra e Emanuele são mais duas egressas com o selo UniBrasil conquistando lugares de destaque no mundo e trilhando lindos caminhos na vida profissional, sempre levando os conhecimentos adquiridos aqui na bagagem.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário