Incentivo de professora, desperta o desejo de Talita Ferreira pela pesquisa; interesse este que surgiu em 2018
Entre 2016 e 2021, a egressa Talita Regina dos Santos Ferreira, de 35 anos, iniciava a jornada acadêmica em Psicologia, no UniBrasil. À época, havia escolhido a instituição de ensino superior por conta do tripé educacional (ensino crítico, reflexivo e humanizado), condizente com os seus valores pessoais.
No período que esteve no curso de Psicologia, teve orientação e mentoria da professora Flávia Diniz Roldão, que a motivou a se dedicar à pesquisa. Após a parceria com a docente, Talita seria aprovada, em 2024, no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Questionada sobre a temática do projeto de pesquisa, a psicóloga clínica e escolar, âmbitos que se dedica atualmente, compartilha que irá analisar os impactos da tecnologia no processo de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental. A dissertação de Talita dialoga com a linha de pesquisa sobre “Trabalho e Tecnologia”.
“O mestrado é uma possibilidade de aprofundar meus conhecimentos, dentro da perspectiva Histórico-Cultural, que é a minha abordagem, para dar continuidade a trajetória como pesquisadora e, no futuro, conquistar a docência no ensino superior”, destaca a atual mestranda.
Na visão de Talita, a educação é o caminho para a conscientização e atuação dos indivíduos no mundo. “É fato que um processo formativo de qualidade nos concede a oportunidade de acessar informações que nos permitem trilhar caminhos de crescimento pessoal e profissional”, analisa.
Você precisa fazer login para comentar.