Letícia Kupka se formou no UniBrasil em 2019 e mora no Reino Unido desde então. Além da Universidade de Liverpool, a acadêmica ainda foi aceita em outras duas universidades inglesas
Recentemente, a egressa do curso de psicologia do UniBrasil, Letícia Kupka, foi aceita na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, para realizar seu mestrado na área. A acadêmica mora no Reino Unido desde 2019, ano que se formou pelo UniBrasil.
Letícia foi aceita em outras duas universidades inglesas, a Portsmouth e a London Kings College, o que a possibilitou escolher em qual instituição seguir para realizar seu mestrado.
Ela explicou um pouco sobre como funcionou o processo até ser de fato aprovada. “Conseguir a vaga não é tão complicado quanto parece, especialmente se já se é residente no país com visto adequado. Para intercâmbio, as vagas são mais restritas e a disponibilidade de visto e datas de início são importantes. Documentos pessoais e acadêmicos precisam ser traduzidos profissionalmente, além de histórico e diploma verificados. Testes de proficiência em inglês, como IELTS ou TOEFL, são exigidos, mas a Universidade de Liverpool forneceu um teste gratuito chamado Kaplan. A experiência e histórico acadêmico são valorizados, com confiança no sistema educacional da universidade.”
Letícia destacou a importância e a influência no UniBrasil para essa conquista. “A influência do UniBrasil foi gigante. No Reino Unido, o curso de Psicologia tem duração de 3 anos e não tem um aprofundamento como temos no Brasil. Isso deve ser porque o Bacharel aqui não te habilita para exercer a profissão. Você no máximo vai trabalhar com suporte social e de saúde mental, auxiliar etc. Aqui você precisa ter no mínimo o doutorado para ter uma licença de atuação de Psicólogo. Então com todas as palestras que tive no UniBrasil, as matérias, estágios, assuntos e causas abordadas de forma profunda, eu com certeza tenho uma vantagem a mais nos meus históricos. Tenho certeza de que eles não tiveram a experiência aplicada que eu tive, pois farão grande parte disso no Doutorado.”
Como ela ainda não pode exercer todas as áreas da profissão, devido às limitações do país, Letícia atua na área de recrutamento, mas está planejando em breve trabalhar mais diretamente com questões sociais e de saúde mental. “Isso é fundamental para minha tese e para meus planos de doutorado, pois se alinha melhor com meus interesses futuros. Até o ano passado, não me sentia preparada para lidar com esse público devido às minhas limitações no inglês. “
A coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil, Graciela Sanjutá, parabenizou a egressa pela conquista. “Eu e o coletivo de professores celebramos com muita alegria e parabenizamos a Letícia por tão significativa conquista do ingresso no mestrado. Esta realização conta do seu admirável movimento de gerar questionamentos, problemas de pesquisa e do seu bonito laço com a produção científica.” Letícia é mais uma egressa com o selo UniBrasil que está alçando grandes voos e significativas conquistas profissionais e acadêmicas.