A egressa do curso de Serviço Social do UniBrasil Centro Universitário, Adriana Aurea Mota Bueno, participou do XV Encontro Nacional de Pesquisadores (as) em Serviço Social (ENPESS), que aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP). O encontro os temas: “20 anos de diretrizes curriculares, 70 da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e Trabalho profissional – reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS”.
Durante o evento foram discutidos temas sobre a formação profissional e os desafios frente o atual contexto e a reafirmação do Projeto Ético Político Profissional. A egressa considera que participar de um evento dessa amplitude, contribui para a sua formação profissional.
Para Adriana, é importante que os egressos participem dos debates que proporcionam uma análise acerca da atual conjuntura e do posicionamento da categoria, frente aos desafios, para que as forças mais progressistas possam estar unidas lutando contra o desmonte dos direitos trabalhistas e do recorrente retrocesso que tem se instalado no país, sendo que esses debates e formações profissionais se constituem como uma das vertentes para a atualização profissionalmente.
“Considero como uma experiência única e enriquecedora para além da vida profissional, na reafirmação do compromisso com a classe trabalhadora, na garantia da viabilização do acesso à direita e no compromisso central com a liberdade”, conta a egressa.
Dois trabalhos da egressa foram aprovados: “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC): Uma Visão a Partir dos Sujeitos”, construído em conjunto com as egressas Dawana Ferreira Cordova, Milena Bandeira Manguer, Melissa Simões e Fabiany Andolfato; “Acesso a Informação como Viabilização do Direito à Política de Assistência Social: Contribuição do Serviço Social no Fortalecimento da Participação Democrática”.