“Da Jurisdição ‘Ex Machina’ ao Juiz Ciborgue: o Auxílio da Inteligência Artificial na Interpretação do Direito no Brasil”. Esta é a tese de doutorado de Sérgio Rodrigo de Pádua, analista judiciário, da Associação dos Auxiliares da Justiça de Nível Superior do Paraná (ANJUD), apresentada a banca do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), do UniBrasil.
A pesquisa discorre sobre o duplo canal de correção jurídica que se forma na relação entre o julgador humano e os sistemas de Inteligência Artificial. Pioneiro no tema, o principal diferencial do trabalho é o equilíbrio entre Teoria do Direito, Ciência da Computação e Ciência de Dados, importante abordagem para o atual contexto histórico de transformação jurídica, por meio da tecnologia.
A banca – composta por: Professor Dr. Bruno Meneses Lorenzetto, coordenador do PPGD do UniBrasil; Dr. Fabiano Hartmann Peixoto, docente da Universidade de Brasília (UnB), Dr. José Renato Gaziero Cella (Atitus), Dr. Octavio Campos Fischer (UniBrasil) e Dr. Paulo Ricardo Schier (UniBrasil) – aprovou Sérgio Rodrigo de Pádua com atribuição de láurea acadêmica, o que representa o reconhecimento da excelência da pesquisa realizada.