O professor Paulo Ricardo Schier, do curso de Direito e do PPGD (Programação de Pós-graduação em Direito), do UniBrasil, participou, na última quinta-feira (31/08), do VII Congresso Luso-Brasileiro de Direito Constitucional Comparado, no qual palestrou sobre o tema “Desafios das Políticas Públicas para a inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior”.
O evento ocorreu todo ano, alternadamente, em Portugal e no Brasil. Em 2023, o encontro entre os constitucionalistas portugueses e brasileiros se realizou em Joinville (SC), tendo contado com a participação de mais de 40 juristas de renome internacional.
O tema abordado pelo professor Paulo Schier, sustentou que as políticas públicas de inclusão de pessoas com autismo (TEA) no ensino superior vêm avançando. Todavia, hoje, os maiores desafios dizem respeito à falta de políticas de manutenção das pessoas com TEA no mundo universitário.
Apesar de o trabalho dos núcleos de acessibilidade serem muito relevantes, ainda faltam informações e instrumentos de adaptação de metodologias que dificultam muito a inclusão das pessoas com autismo nas atividades universitárias. O tema se insere no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4 e 10, da ONU, que vincula não apenas o Poder Público mas também as instituições privadas.
O professor do PPGD em Direitos Fundamentais e Democracia do UniBrasil, ainda no dia 30 de agosto, também participou como palestrante da VII Jornada do Curso de Direito da UGV, em União da Vitória (PR), palestrando sobre o tema “Inclusão Digital: entre a liberdade e os algoritmos”.
Em sua fala, o professor Schier abordou a dupla face dos algoritmos, que, ao mesmo tempo, ajudam na realização de inúmeras tarefas cotidianas, contribuindo com o desenvolvimento das sociedades e das pessoas, mas que também escraviza, afetando o campo de liberdade das pessoas e também comprometendo o bom funcionamento das democracias.