A obra é voltada a professores, estudantes e pesquisadores. O trabalho tem como tema central a imaginação nas práticas universitárias
O livro, intitulado de “Contribuição para estratégias imaginativas na universidade: diálogos com Morin e Vigotski”, é fruto da tese de doutorado em Educação da professora Flávia Diniz Roldão, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“O livro aborda o tema da imaginação, construção de conhecimentos, formação universitária e educação. Trata-se de um estudo cujo objetivo foi estabelecer um diálogo com as ideias de Edgar Morin e Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas à construção de estratégias imaginativas com foco nos processos de construção do conhecimentos científicos na universidade”, explica a psicóloga, teóloga e pedagoga.
A obra é indicada para docentes, estudantes universitários, discentes de pós-graduação e pesquisadores. De acordo com a doutora, a pesquisa tem caráter bibliográfico e qualitativo, tendo como base teórica o pensamento complexo. Ela buscou explorar na narrativa diferentes gêneros textuais, desde diários, cartas até entrevistas, poesias e prosas.
A docente do UniBrasil salienta que o intuito da pesquisa é movimentar o pensamento, gerando reflexões para que o leitor construa as próprias estratégias imaginativas na universidade.
“As cartas (um dos temas discutidos no livro) têm sido uma estratégia imaginativa utilizada como forma de avaliação da aprendizagem, possibilitando ao estudante devolver o conhecimento apreendido nas aulas, utilizando-se de um gênero de escrita mais leve, que pode favorecer uma (re)elaboração criativa a partir do conteúdo estudado”, finaliza.
Você precisa fazer login para comentar.