O artigo publicado discorre sobre a questão ética na formação do profissional psicólogo
Em artigo “Os desafios éticos na formação profissional do psicólogo”, produzido pelos discentes do curso (Bruna Guimarães, Constância Tamyres da Silva e Guilherme Fernandes Machado), sob a orientação da docente Amanda Leite, traz à tona o fazer ético do psicólogo durante a realização do trabalho nos diferentes contextos que o profissional esteja inserido. O trabalho foi publicado na revista “CadernoS de PsicologiaS”, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).
Para embasar o conteúdo, os acadêmicos recorreram às resoluções do Código de Ética Profissional do Psicólogo, para responder o problema de pesquisa: “o psicólogo que não realiza seu autocuidado, por meio de psicoterapia, conseguirá desempenhar suas atividades profissionais de maneira ética?”.
Além disso, os objetivos específicos giravam em torno das seguintes questões: examinar os desafios éticos que surgem durante a formação profissional de psicólogos; entender as implicações na prática clínica, com ênfase na ausência de psicoterapia individual; e articular algumas contribuições da psicanálise à psicologia.
Em entrevista concedida ao UniBrasil, uma das autoras do artigo, a acadêmica Constância Tamyres da Silva Molinetti, do sétimo período, diz que o interesse pela temática surgiu na disciplina de Ética e Psicologia Social, ministrada pela docente Amanda Seabra Pereira Leite.
“Durante as aulas, analisando todos os pontos do Código de Ética da profissão, foi possível perceber o quanto é importante ter conhecimento dos limites que o profissional precisa respeitar para que o trabalho seja realizado de forma coerente e com relevância para os pacientes que buscam os profissionais de Psicologia”, analisa a estudante.
Os interessados podem acessar o material na íntegra no link: https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/os-desafios-eticos-na-formacao-profissional-do-psicologo/
Você precisa fazer login para comentar.