O curso de Direito, por meio da professora Marta Tonin, promoveu durante o primeiro semestre, o curso de extensão com o tema: “Noções de Direito e Legislação aplicada aos Direitos Fundamentais”. A iniciativa buscou atender uma demanda considerável dos acadêmicos com interesse em conhecer o conteúdo de leis que visam garantir o cumprimento dos direitos fundamentais. Destinado aos alunos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Instituição, o curso também recebeu participação de pessoas da comunidade externa, dentre eles três membros do conselho tutelar do município de Pinhais.
De acordo com a professora, o curso cumpriu com aquilo que se propôs, no sentido de trazer à tona assuntos conexos apresentados por profissionais das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social. Segunda Marta, a proposta se justifica em razão de que, atualmente, mais do que nunca, as ciências precisam refletir sobre os problemas sociais brasileiros e refletir sobre o importante papel da “interdisciplinariedade”. “Não se pode admitir mais que cada ciência trabalhe de forma isolada, olhando para os problemas comuns sem interagir com outras áreas do conhecimento, a proposta foi oferecer um curso onde todos tiveram acesso às mais elementares noções do Direito, bem como às principais leis brasileiras que tratam da garantia dos direitos fundamentais previstos na constituição federal de 05/10/1988, no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica a professora.
Ao todo foram 14 encontros promovidos nas quintas-feiras, das 17h às 18h40 sediado nas dependências do auditório René Dotti. O curso foi realizado no período de 23 do mês de março até a última sexta-feira (30), do mês de junho.
O curso recebeu diversos palestrantes e estudiosos referente aos temas trabalhados, dentre eles, Lenice Bodstein (Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha); Ricardo Henrique Jentzsch (Código de Organização e Divisão Judiciária do Paraná); Rosangela Maria Lucinda e Juliana Della Justina O. (Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso); Diana Maria Geara (Direitos Fundamentais e Lei 13.058/14 – Guarda Compartilhada); Maria Christina dos Santos (Lei 12.594/12 – instituiu o sinase); Berenice Reis Lessa (Lei nº 13.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão); Luiz Renato Carazzai (política nacional sobre drogas); Ana Paula Lopes Graf (conciliação, mediação e justiça restaurativa); Luciano Souza (Alienação Parental: considerações da Psicanálise) e Marta Tonin (Lei 8.069/90 – estatuto da criança e do adolescente).
Durante os encontros os participantes puderam interagir com os palestrantes de forma satisfatória, havendo plena integração entre os acadêmicos participantes.