No dia 1° de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário, essa data foi instituída 1966 após a publicação do Decreto nº 57.690, que regulamenta a profissão no país, e celebra os profissionais que trabalham no setor.
Em geral, profissionais da Publicidade trabalham em agências, mas o trabalho do publicitário não se limita aos cargos que existem nessas empresas. Uma oportunidade é trabalhar em outras instituições como coordenador de comunicação, designer, entre outros postos.
Funções do Publicitário no mercado de trabalho:
Atendimento
O setor de atendimento é o responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar briefings e propor projetos. O profissional que atua nessa área também precisa levantar dados que servirão como base para compor uma campanha.
Criação
A área de criação é a que desenvolve as campanhas publicitárias, sendo uma das mais visadas por quem se forma em Publicidade e Propaganda. Nesse setor, ainda há subclassificações, como os diretores de arte, arte-finalistas, redatores, social medias etc.
Mídia
O profissional de mídia é aquele que analisa em quais veículos de comunicação uma campanha deve ser veiculada para obter êxito. São eles que verificam se vale a pena inserir um comercial na televisão, em uma revista, nas redes sociais, no rádio etc.
Marketing
O marketing enxerga a campanha publicitária como um todo, verificando também questões como o preço, o ponto de venda e o impacto que as promoções geram nos clientes. É necessário agir com estratégia para verificar os canais de distribuição mais adequados, a maneira como as campanhas publicitárias são produzidas e o público que se pretende atingir.
Pesquisa de público
Para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, é necessário ter um conhecimento aprofundado do público. A ideia é avaliar as necessidades e anseios do público-alvo a fim de descobrir como determinado produto ou serviço pode saná-las e trabalhar isso nas campanhas.
Social Media
Uma das vertentes da carreira de publicitário que mais cresce é o Social Media, essa profissão está em alta e ganhando espaço nas empresas. Mas, afinal, o que faz um profissional que cuida das redes sociais de uma ou mais empresas?
No nosso Podcast Conexão UniBrasil o professor de Publicidade e Propaganda, Lucas Finoti, explica o dia a dia do profissional.
Ouça o Conexão UniBrasil aqui!