Fruto de uma parceria entre o curso de Design do UniBrasil Centro Universitário e o Furf Design Studio, os projetos de luminárias foram criados pelos alunos do 7º período na disciplina de Estágio Supervisionado II. A proposta foi lançada em conjunto pelos designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, sócios da empresa de Design e o professor da Instituição Fabiano de Miranda.
O projeto desenvolvido durante o primeiro bimestre de 2016, foi realizado em 3 etapas principais: 1) pesquisa e criação de um conceito para a luminária; 2) geração de alternativas; 3) produção de um modelo. Com base em intensa pesquisa conceitual, envolvendo conhecimentos de disciplinas de diversas áreas, como: Semiótica, Antropologia, História da Arte, entre outras, o objetivo foi transmitir emoções que, segundo Rodrigo Brenner, “fizessem valer a existência daquele produto”.
A luminária deveria servir a um público amplo e conter duas temáticas principais: brasilidade e deslocamento semântico. Quanto à brasilidade, o projeto deveria empregar motivos ligados ao Brasil sem recair em possíveis estereótipos já explorados exaustivamente como, por exemplo, carnaval ou futebol. Além disso, o objeto deveria ser pensado para a produção industrial, mesmo que em seu conceito estivesse à referência ao artesanato local. No que se refere ao deslocamento semântico, Rodrigo Brenner comenta. “Basicamente qualquer produto pode ter uma segunda função, mesmo que não proposital. Por exemplo, qualquer coisa vira um peso de papel e as sandálias se transformam em traves de futebol. Nesses casos o usuário estará mudando o significado do objeto, deslocando a semântica dele. Isso pode acontecer na forma, caraterísticas visuais, acabamento, materiais e até mesmo no processo de fabricação”, explica.
Os sócios da Furf acompanharam online as equipes compostas por dois e três alunos durante todo o bimestre, bem como presencialmente em datas-chave do projeto. Os alunos também contaram com o acompanhamento do professor Fabiano de Miranda em sala de aula. O professor destaca a parceria entre as partes envolvidas. “Este intercâmbio de informações com uma empresa conceituada no mercado de Design é um ponto importantíssimo para a formação e amadurecimento profissional dos alunos”, finaliza.