O evento aconteceu no auditório Cordeiro Clève nos dias 08 e 09 de abril e contou com palestras sobre práticas educativas inclusivas, psicologia perinatal e a apresentação do espetáculo PsiLOROgia
A primeira noite de palestras da X Jornada Acadêmica de Psicologia, teve como tema as práticas educativas inclusivas multidisciplinares, e contou com quatro palestrantes da área. Entre eles, estavam presentes a psicóloga Christianne Cruzeta, especialista em neuropsicologia e colaboradora da comissão de psicologia escolar e da educação, Mariana Tissot, formada em psicologia e pós-graduada em intervenção ABA para TEA e D.I e Patrícia Castro, especialista em transtorno do espectro autista.
Valtair José, aluno de psicologia no UniBrasil, presidente do centro acadêmico do curso e tutor em educação inclusiva com crianças neurodivergentes também foi um dos palestrantes da noite e ajudou a organizar o evento em conjunto com a coordenação do curso.
“O centro acadêmico estar à frente deste projeto é muito importante, tanto para nós, quanto para os alunos de psicologia que ainda não participam do movimento estudantil verem as oportunidades que ele pode proporcionar.”
Já a segunda noite de evento, teve como tema a psicologia perinatal, abordando o impacto da violência obstétrica em gestantes. Dentre as palestrantes, estava a Larissa Cardoso Martins, Pedagoga pela UFPR e pós-graduada em Psicopedagogia pela PUCPR. Mãe de dois filhos, Larissa sofreu violência obstétrica e negligência médica.
Além dela, Fernanda Batista, psicanalista e psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em filosofia da psicanálise pela PUCPR e especialista em psicanálise e perinatalidade também estava presente no evento.
Fernanda fala sobre as expectativas para abordar este tema com os alunos. “As expectativas são boas, até porque este é um tema que vem ganhando maior visibilidade de uns anos pra cá. Até mesmo por uma questão do movimento feminista, os direitos reprodutivos da mulher e a atenção ao parto estão ganhando mais destaque e a psicologia também entrou neste campo.”
Graciela Sanjutá, coordenadora do curso de psicologia há 10 anos, fala sobre a importância da X Jornada Acadêmica de Psicologia para o UniBrasil. “É uma consolidação de um aprendizado, de construções com o coletivo de estudantes e professores. É uma jornada que apresenta expectativas temáticas pedidas por eles, através de uma pesquisa realizada pelo centro acadêmico do curso.”
A coordenadora comenta ainda sobre as expectativas do evento para a jornada dos estudantes. “A nossa expectativa é que os estudantes possam entrar em diálogos interdisciplinares e multidisciplinares, que nós tratamos em sala de aula, mas que se consolidam nas jornadas acadêmicas de um modo bem mais prático, escutando profissionais.”
O espetáculo PsiLOROgia também esteve presente na jornada acadêmica, para o encerramento do evento. A peça é um solo e tem como protagonista o Palhaço Loro, que cursou dois anos de psicologia e viu no teatro uma forma de levar sentido para vida das pessoas e mostrar que o trabalho do terapeuta não se resume apenas à sessão, mas que envolve muito mais trabalho e esforço.
A noite também foi marcada pelo lançamento oficial do livro “Contribuição Para Estratégias Imaginativas na Universidade: Diálogos com Morin e Vigotski”, de Flávia Diniz Roudão, professora no UniBrasil.
Flávia explicou que o livro é fruto de seu doutorado, onde ela faz um diálogo com Vigotski e Morin. “O Vigotski é um autor da psicologia histórico-cultural e Edgar Morin fala sobre o motor de referência e a base do pensamento complexo. É a teoria sistêmica.” A professora está há nove anos na instituição e já deu aulas de Psicologia Histórico-cultural, matéria da antiga matriz curricular do curso, e atualmente leciona aulas de Psicologia Sistêmica.
Você precisa fazer login para comentar.