Por muitos anos, a psicologia se concentrou em estudar assuntos relacionados à problemas mentais e emocionais considerados negativos. Os profissionais da área buscavam encontrar soluções para questões como depressão, traumas e doenças mentais.
Foi aí que surgiu um movimento científico disposto a estudar assuntos contrários a esses, a chamada “Psicologia Positiva”. Uma área da psicologia que pode influenciar sua vida pessoal e profissional.
Mas o que é a Psicologia Positiva?
Os estudos dessa área buscam ressaltar a importância dos aspectos positivos da vida humana e tem como prioridade os tratamentos que se concentram no lado bom das situações.
A psicologia positiva passou a ser tratada como uma nova área da psicologia, formalmente, em 1998, quando Martin Seligman, psicólogo considerado o fundador desse movimento, abordou o tema em seu discurso de posse do primeiro mandato como presidente da Sociedade Americana de Psicologia (American Psychological Association).
Segundo Seligman, o movimento possui três pilares de investigação. São eles:
- Estudo positivo da emoção
- Estudo positivo das forças e das virtudes
- Estudo positivo das instituições e comunidades
Benefícios para a sua vida pessoal e profissional
Os três pilares de investigação da Psicologia Positiva são também os passos para encontrar a felicidade e, consequentemente, melhorar sua vida pessoal e profissional.
O primeiro está ligado a utilizar as emoções positivas, como a felicidade, para tratar algo que não está tão positivo assim.
Já o segundo passo diz respeito às habilidades e atividades que podem ser realizadas e que proporcionem uma sensação de bem-estar e de alegria, como ler um livro, praticar uma atividade física, tocar violão ou algo que você goste de fazer.
O terceiro e último passo consiste em fazer algo que ajude a comunidade ou a natureza.
Os três pilares se apoiam e se complementam. Devem caminhar lado a lado para alcançar uma vida plena, melhorando a sua vida pessoal e aumentando seu desempenho profissional.
A importância da Psicologia Positiva nos dias atuais
Não é novidade que a depressão está cada vez mais presente na vida das pessoas. A cobrança por resultados e o stress causado pelo trabalho são fatores que ajudam aumentar ainda mais esse índice. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada doença do século atinge 4,4 % da população mundial. No Brasil, a taxa é ainda maior, 5,8% da população sofre com esse mal.
Com esses dados é possível perceber a relevância da Psicologia Positiva nos dias de hoje. Diferente da Psicologia Tradicional, ela procura se concentrar nas coisas boas para melhorar o que está errado. Esse campo da psicologia visa diminuir o sofrimento humano, promovendo a felicidade. O objetivo é identificar o que faz a pessoa feliz e utilizar para o tratamento das doenças psicológicas, procurando sempre trazer o lado bom das situações.
Essa é uma das áreas da psicologia de extrema importância para a sociedade. Assim como o próprio curso, ela tem papel fundamental diante de tudo o que acontece no mundo.
Quer conhecer mais sobre o curso de Psicologia do UniBrasil? Acesse o link e saiba mais informações.