Dia recheado de atrações, contou com a participação de 33 cursos (presencial e EaD). Além da divulgação do vestibular presencial, do UniBrasil, que ocorre em novembro de 2023
O Gilberto Miguel da Silva Júnior, de 22 anos, é estudante do ensino médio, do Colégio Estadual Amyntas de Barros, do município de Pinhais. Ele veio acompanhado do seu tradutor de libras que o auxiliou na comunicação durante toda a visita na Feira de Profissões do UniBrasil.
Dos 33 cursos expostos, Gilberto decidiu sanar todas as dúvidas com o curso de Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias, ambos integram a Escola Politécnica do UniBrasil. Em entrevista concedida, o jovem compartilha que será o primeiro da família a conquistar a tão almejada vaga do ensino superior.
A graduação, segundo ele, é a forma de ajudar a família futuramente. Ele deixou claro que voltará no próximo ano para o UniBrasil, não mais como visitante, mas, sim, como acadêmico da instituição. Para isso, já aproveitou a oportunidade de se inscrever no vestibular do melhor Centro Universitário de Curitiba, o UniBrasil, recebendo todo o apoio do Comercial para essa nova empreitada que está prestes a começar em sua vida.
Esta história também faz parte da realidade dos 1.500 alunos que passaram pelo Complexo Esportivo do UniBrasil, na manhã de quinta-feira (19/10). Como o UniBrasil tem o compromisso com a educação dos jovens, a instituição oferece formas de ingresso que impactam positivamente na mensalidade dos estudantes.
Dentre as possibilidades elencadas pela professora Daniele Ziliotto, em abertura do evento, estão: QUERO BOLSA, ESTUDE, PROUNI, FIES, ENEM. E, claro, a novidade do momento é o vestibular presencial, que ocorrerá no dia 18 de novembro de 2023. A normativa do vestibular do UniBrasil determina que, o aluno com o melhor desempenho na avaliação, obterá descontos (de 30% ou 50%) na mensalidade; ou até mesmo, bolsa integral, durante toda a graduação.
Parceria entre o UniBrasil e a SEED geram frutos
Depois de quatro anos, o UniBrasil retorna com a Feira de Profissões, antigamente intitulada de “Um dia no UniBrasil”, com diversas atrações, exposições de materiais dos respectivos cursos de graduação e muita troca de conhecimentos entre o ensino superior e o médio.
A abertura de boas-vindas, realizada pela reitora do UniBrasil, professora Albertina Nascimento, foi de acolhimento e orientação. Em discurso, a professora ressaltou a importância de escolher uma instituição de ensino superior que seja credenciada pelo MEC com nota máxima nos cursos. E ressaltou que o UniBrasil é o Centro Universitário de referência e tradição no ensino da capital paranaense. Este, sim, tem o reconhecimento do Ministério da Educação, por conta da excelência e da qualidade do ensino em todos os cursos e modalidades.
A coordenadora do Marketing, do UniBrasil, Cinthia Durigan, é a responsável pelo sucesso do evento. Ela esclarece que a materialização só foi possível com a ajuda de toda a instituição e ressalta a sua profunda gratidão a todos que embarcaram nessa iniciativa. Cinthia deixa um especial agradecimento à coordenadora do curso de Educação Física, professora Camile Silva, que cedeu o espaço de sua sala de aula, o Ginásio, para a Feira de Profissões.
“Eu contei com muita ajuda para que isso [a Feira de Profissões] pudesse se concretizar. Primeiramente, com os diretores dos colégios, que foram parceiros e entenderam a importância desse momento para nós enquanto instituição. Contei com a ajuda de todo o UniBrasil, de todos os colaboradores. Todos estavam muito ativos fazendo isso acontecer”, compartilha com o sentimento de dever cumprido.
Para atender os jovens, em um evento deste porte, Cinthia pensou nos mínimos detalhes para propiciar a melhor experiência de convivência e de integração dos estudantes de ensino médio com os acadêmicos, professores e, claro, com o campus da instituição. Toda essa proposta estava alicerçada em um trabalho minucioso, com a produção de banners, panfletos e brindes. Além disso, alguns atrativos (como plataforma de fotos, robô, algodão doce, pipoca e foodtrucks) para animar os jovens convidados das escolas públicas e privadas de Curitiba e região metropolitana. Dos 15 colégios, três eram particulares.
“O objetivo foi, além de terem uma mentoria sobre a carreira, profissão e a área de atuação, conhecer a instituição e transmitir que é possível, sim, estar vivenciando a carreira universitária”, ressalta Cinthia Durigan.
Quem se emocionou com a circulação dos jovens pelo campus foi a assistente social do UniBrasil, Ana Roseli Pedroso, a pessoa responsável por fazer a ponte entre instituição de ensino superior e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).
“Fiquei emocionada porque é um trabalho conjunto de todos os funcionários do UniBrasil. A parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) está rendendo frutos. Fico até emocionada de ver tantos jovens circulando e elogiando a estrutura do UniBrasil. Agradeço a SEED por sempre abrir as portas para o UniBrasil”, enfatiza.
Cursos expõem materiais das respectivas áreas do conhecimento na Feira de Profissões
Os cursos de graduação expuseram diferentes materiais para apresentar aos visitantes. A Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, mostrou ao pessoal as diferentes escalas que a área trabalha, por meio da apresentação de maquetes. Segundo o professor Willian Siqueira Lima, há trabalhos das fases iniciais do curso, que englobam elementos mais simples (como projetos de casa), até maquetes da cidade como um todo.
“A partir disso [da exposição de maquetes], quisemos ilustrar a grande área que o arquiteto pode atuar, que pode ser desde de um detalhamento de interiores de um escritório, até pensar a cidade como um todo, mostrando a abrangência do trabalho do profissional na sociedade”, explica.
Na concepção do docente, essa oportunidade de interação com a comunidade externa possibilitou o engajamento dos acadêmicos em sanar as dúvidas dos interessados em ingressar no curso.
“Os acadêmicos estão motivados para interagir com os estudantes do ensino médio, sanando muitas dúvidas, porque chegam com a ideia de que o trabalho do arquiteto se restringe a projeto de casa”, finaliza.
Confira nas fotos por Gabrielle Cordovi | Marketing UniBrasil.