O Treinamento de Profissionais de Saúde em Neuropatia Diabética e Complicações nos Pés (TPS – NDeCP) aconteceu entre os dias 05 e 06 de outubro no UniBrasil.
Esta parceria entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura de Curitiba, propiciou a formação de profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, para minimizar, ou até mesmo, acabar com as amputações nos membros inferiores entre pacientes com diabetes.
A vice-presidente do D-Foot Internacional, Dra. Hermelinda Pedrosa, explica que a Neuropatia é uma das complicações mais frequentes do diabetes, mas que, na concepção da endocrinologista, infelizmente, é subdiagnosticada.
“O exame dos pés deveria ser uma rotina em todos os pacientes de diabetes tipo 1 e 2. Por essa falta de diagnóstico, o paciente pode evoluir com deformidade e traumas, que somados ao problema arterial periférico, leva a má formação dos membros. Por isso, a necessidade de treinar os profissionais de saúde”, analisa Dra. Hermelinda Pedrosa.
No primeiro encontro do evento, teve a parte teórica; e no segundo dia, aconteceram os Workshops sobre:
✅Neuropatia e Doença Arterial Periférica;
✅Cuidados com lesões pré-ulcerativas e úlceras;
✅Identificação das Deformidades e Sobrecargas de Pressão.
Fotos de arquivo pessoal e Gabrielle Cordovi | Marketing UniBrasil.