LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico
O curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer a atividade de professor no Ensino Básico. Sob este aspecto, a Educação Física é concebida como um componente curricular do sistema de ensino que tem como especificidade a abordagem sobre o desenvolvimento motor dos indivíduos e a relação com a cultura corporal, promovendo o desenvolvimento de práticas que possibilitam ao aluno vivenciar, entender, produzir, reproduzir, transformar e desfrutar do movimento como patrimônio cultural da humanidade nas suas mais diversas manifestações, levando-o à autonomia e à melhoria da qualidade de vida. A ênfase na área Educacional exige uma formação ampla do acadêmico, evidenciando a capacidade de articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão e a produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica. Este profissional, deve ainda, ter compromisso político e ético na sua ação docente, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania a partir de princípios democráticos.
- Proceder com princípios da ética democrática, com dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
- Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
- Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;
- Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
- Investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a prática profissional, objeto de reflexão para compreender e gerenciar os efeitos das ações propostas, avaliar seus resultados e sistematizar conclusões de forma a aprimorá-las;
- Promover uma prática educativa que leve em conta a característica do aluno e da comunidade, os temas e necessidades do mundo.
Em todos os níveis da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, de forma crítica e ética, buscando respeitar as individualidades dos alunos, do contexto onde estão inseridos, trazendo à tona uma educação de formação construída junto com o educando.
Mensalidade: Click Aqui.
Período: Matutino e Noturno
Duração: 4 anos
Email: [email protected]
Contato Coordenação: (41) 3361.4320
Aspectos Históricos e Socio Culturais da Educação Física |
Lazer e Recreação |
Atletismo |
Anatomia Músculo Esquelética |
Pesquisa e Produção científica |
Prática Profissional e Ética em Educação Física |
Programa de Extensão – PROEX I |
Atividades Físicas Alternativas |
Lutas Corporais |
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora |
Medidas e Avaliação |
Bases Anatomofisiológicas |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
Movimento e expressão corporal |
Programa de Extensão – PROEX II |
Cinesiologia aplicada a Educação Física |
Fisiologia do Exercício |
Esportes Coletivos – Basquete e Handebol |
Programas e Projetos de Políticas Públicas na Educação Física |
Aspectos Comportamentais na Educação Física |
Bases Nutricionais e Bioquímica na Atividade Física e Desempenho Humano |
Atividades Ginásticas |
Programa de Extensão – PROEX III |
Biomecânica e Tecnologias para Saúde e Desempenho Humano |
Atividade Física para Populações Especiais e Epidemiologia |
Educação Física Adaptada para Multiplas Deficiências |
Esportes Coletivos – Futebol, Futsal e Voleibol |
Pedagogia do Movimento |
Programa de Extensão – PROEX IV |
Atividade Física e Qualidade de Vida |
Natação |
Demandas Contemporâneas |
Programa de Extensão – PROEX V |
Estágio Supervisionado em Educação Física Adaptada para PCD |
Educação Básica: Fundamentos, Política e Legislação |
Currículo na Escola: Fundamentos e Cultura |
Língua Brasileira de Sinais |
Tendências Pedagógicas e Didática |
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico |
Prática de Ensino na Educação Infantil |
Programa de Extensão – PROEX VI |
Estágio Supervisionado de Docência em Ed. Infantil |
Tecnologias Educacionais |
Pesquisa Científica em Educação |
Avaliação Educacional |
Prática de Ensino no Ensino Fundamental |
Programa de Extensão – PROEX VII |
Estágio Supervisionado de Docência em Ensino Fundamental Etapa 1 e 2 |
Educação e Temas Contemporâneos | |
Seminário para o Trabalho de Conclusão de Curso | |
Prática de Ensino no Ensino Médio | |
Programa de Extensão – PROEX VIII | |
Estágio Supervisionado de Docência no Ensino Médio | |
Estágio Supervisionado de Docência no EJA |
PROJETO DE EXTENSÃO EM DESPORTO ADAPTADO – NATAÇÃO PARALÍMPICA
O programa oferece natação paraolímpica a comunidade do em torno, para crianças e jovens portadores de deficiência, objetivando organizar o trabalho das atividades aquáticas de forma sistêmica, enquanto esporte competitivo e habilidades da vida diária, proporcionando a inclusão social dos participantes, além de oferecer uma formação humanizada ao acadêmico do curso de Educação Física, possibilidade de atuação e pesquisas em uma área em crescimento em todo o pais despertando o interesse.
PROJETO LUTA
O projeto oferta a comunidade interna a prática do jiu-jitsu através de aulas práticas, possibilitando aos alunos melhor qualidade de vida, saúde e até rendimento, projeto esse orientado por um professor do curso, trazendo a extensão a formação acadêmica.
PROJETO FITNESS
Projeto na área de musculação e ginástica de academia, oferecido a comunidade interna, no qual alunos e professores ministram aulas e treinos para a prática de atividade física em programas dentro do centro universitário, estreitando as relações com o mercado de trabalho.
PROJETO LAZER
Projeto que oferta as escolas públicas do em torno atividades sócio-culturais de lazer, e também a ONGs, de forma sistematizada e orientada por acadêmicos de Educação Física.
PROJETO ESCOLINHAS
Projeto de oferta de escolinhas esportivas, para crianças da comunidade do em torno, de forma gratuita e sistematizada, estreitando laços sociais e trazendo responsabilidade a formação acadêmica dos alunos de Educação Física, na modalidade de futsal.
PROJETO AQUÁTICAS
Projeto que oferta natação a comunidade interna, de forma gratuita, trazendo aos acadêmicos do Curso uma formação na área de atividades aquáticas no atendimento de pessoas de forma sistematizada.
Reaproveitamento de Curso
O aluno que graduou nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física, pode solicitar reaproveitamento de curso e adquirir uma segunda graduação. Considerando as aproximações entre os dois cursos, o tempo necessário para cursar o reaproveitamento é de no mínimo um ano, são lançadas as equivalências de disciplinas possibilitando que o aluno finalize a segunda graduação, da melhor maneira possível, podendo cursar as adaptações e depois entrar regular num período.
CEPAFEE - Centro de Estudos em Atividade Física Fisiologia:
a. Associar estudos experimentais e a atividade física
b. Desenvolver atividades de ensino e extensão;
c. Orientar projetos de pesquisa da escola de saúde/humanidades do UNIBRASIL;
d. Formar e/ou treinar recursos humanos, visando à formação de agentes multiplicadores nestas áreas;
e. Divulgar os resultados da pesquisa-ação em eventos e periódicos.
GEPEFE - Grupo de Estudos em Educação Física Escolar:
a. Desenvolver junto aos acadêmicos estímulo a prática docente;
b. Qualificar estudos na área de EF Escolar;
c. Desenvolver senso crítico junto aos acadêmicos;
d. Desenvolver pesquisas e publicações.
PORTARIA N. º 15/2015 - REITORIA
O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em consonância com a legislação em vigor, em especial os Artigos 56-A e 61 da Portaria Nº 40, de 12/12/2007, republicada em 29/12/2010, e a Portaria Nº 24, de 30/12/2014.
RESOLVE:
Art. 1º - Em cumprimento à deliberação do Conselho Universitário – ConSu, constante na ata da reunião do dia 14 de maio de 2015, usando de sua autonomia, nos termos do Art. 53, inciso IV, da Lei Nº 9.394 de 1996, autorizar o aumento do número de vagas iniciais para o Curso Superior de Educação Física (Bacharelado) de 200 (duzentas) para 250 (duzentas e cinquenta) vagas totais anuais ofertadas nos turnos matutino e noturno.
Art. 2° - Esta Portaria entre vigor na data de sua publicação.
Curitiba, 14 de maio de 2015.
Jairo Marçal
Reitor
NOTÍCIAS RELACIONADAS
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Egressas de Educação Física do UniBrasil são comentaristas das Paralimpíadas de 2024
Leia Mais
Egressa de Educação Física do UniBrasil foi aprovada para o mestrado na UFPR
Leia Mais
Projeto Ampliar, do UniBrasil, participou da XVIII Maratona Aquática de Curitiba
Leia Mais
Você precisa fazer login para comentar.