JORNALISMO

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

O CursoPerfil ProfissionalÁreas de AtuaçãoInformações AdicionaisGrade CurricularAtividades ComplementaresAvaliações ComplementaresProjetos de ExtensãoMECRedes Sociais

O objetivo do curso de Jornalismo do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil  é formar profissionais e cidadãos capazes de manejar com competência, ética e autonomia os processos de comunicação e, especificamente, as tarefas do jornalismo: coletar, pesquisar, escrever, produzir, editar, publicar, confrontar, criticar, compreender o universo das notícias em todos os meios de comunicação, sejam impressos, eletrônicos ou digitais.

  • Senso crítico;
  • Conhecimento humanístico;
  • Hábito de leitura;
  • Compromisso ético;
  • Facilidade de comunicação;
  • Empreendedorismo;
  • Empatia;
  • Espírito investigativo.

  • Jornais;
  • Revistas;
  • Emissoras de rádio e televisão;
  • Assessorias de imprensa e comunicação;
  • Soluções para comunicação integrada;
  • Webpages jornalísticas;
  • Documentarismo cinematográfico;
  • Comunicação alternativa;
  • Novos formatos de informação digital.

Mensalidade:
Pagamento Normal - R$ 1.139,16 (valor integral)

* Mensalidade para o 1º período (2021).

E-mail: [email protected]

Período: Matutino e Noturno

Duração: 4 anos

Telefone: (41) 3361-4259

O cumprimento de 240 horas acumulativas em atividades complementares é obrigatório para os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil  e obedece aos critérios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais promulgadas pelo Ministério da Educação. O objetivo das Atividades Complementares é estreitar o envolvimento do estudante com o aprendizado extraclasse através do incentivo à pesquisa, à produção acadêmica complementar, ao estudo de línguas estrangeiras, à valorização, criação ou potencialização de uma cultura de permanente atualização profissional.

Regulamento de Atividades Complementares

Formulário de Atividades Complementares - Aluno

Formulário de Atividades Complementares - Professor

Formulário de Participação em Banca de TCC

Midiabólicos

A Midiabólicos - Agência Experimental funciona como uma agência de comunicação e assessoria de imprensa. Formada por alunos do curso de Jornalismo, o projeto oferece serviços de assessoria de imprensa, coberturas e elaboração de materiais jornalísticos para terceiros.

Confira os trabalhos da Agência Experimental Midiabólicos

Núcleo de Estudos sobre Mídia e Migrações

O Núcleo de Estudos sobre Mídia e Migrações é um grupo que reúne projetos de pesquisa e extensão que trabalham com as diferentes problemáticas oriundas dos deslocamentos populacionais e sua repercussão nos meios de comunicação.

Saiba mais sobre o Mídia e Migrações

RádioWeb

A RadioWeb UniBrasil surgiu em 2009 como espaço de produção laboratorial e divulgação de eventos do UniBrasil Centro Universitário. A programação é mantida por estudantes e professores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e também está aberta a contribuições de colaboradores de outras áreas de dentro e de fora da instituição. O projeto também presta serviços de gravação e edição de áudio, abriga uma incubadora de pesquisa de formatos de radiojornalismo e serve de local para realização de conversas com profissionais da área.

A rádio funciona de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, no Núcleo Integrado de Comunicação, no Bloco 8 do UniBrasil Centro Universitário.

Saiba mais sobre a RadioWeb

Capital da Noticia

O jornal Capital da Notícia é uma produção laboratorial do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário. O produto existe desde 2003 na versão impressa, mas sua versão online veio ao mundo em 2012.

Saiba mais sobre a Capital da Noticia

Site do Curso

Saiba mais sobre o site de Jornalismo

PORTARIA Nº 265 DE 3 DE ABRIL DE 2017

O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe
confere o Decreto n° 7.690, de 2 de março de 2012, alterado pelo Decreto nº 8.066, de 7 de agosto de 2013, e tendo
em vista o Decreto n° 5.773, de 9 de maio de 2006, e suas alterações, a Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro
de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, a Instrução Normativa nº 03, de 29 de julho de 2014, e
considerando o disposto na Nota Técnica nº 13/2017/CGARCES/DIREG/SERES/MEC, publicada em 14 de março
de 2017, e nos processos e-MEC listados na planilha anexa, resolve:
Art. 1º Fica renovado o reconhecimento dos cursos superiores constantes da tabela do Anexo desta Portaria,
ministrados pelas Instituições de Educação Superior citadas, nos termos do disposto no art. 10, do Decreto nº 5.773,
de 2006.
Parágrafo único. A renovação de reconhecimento a que se refere esta Portaria é válido exclusivamente para o curso
ofertado nos endereços citados na tabela constante do Anexo desta Portaria.
Art. 2º Nos termos do art. 10, §7º, do Decreto nº 5.773, de 2006, a renovação de reconhecimento a que se refere
esta Portaria é válida até o ciclo avaliativo seguinte.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

HENRIQUE SARTORI DE ALMEIDA PRADO

Anexo

 Registro e-MEC nº: 201364318

Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO (Bacharelado)

Nº de Vagas Anuais (total): 150 (cento e cinquenta)

Mantida: FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

Mantenedora: COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL LTDA.

Endereço de Funcionamento do Curso: RUA KONRAD ADENAUER, 442 – TARUMÃ, CURITIBA/PR

RESUMO DO CURSO

RESUMO

Quero me inscrever

Período: Matutino e Noturno

Tempo: 4 anos

Mensalidade: R$ 1.363,72*

Bolsa de Estudos: Sim (consulte)

Fies: Até 100%

Registro MEC

* Mensalidade para o 1º período (2023).

*Para pagamento antecipado, conforme estabelecido pelo calendário financeiro, é concedido o desconto de 5% da mensalidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

8 estratégias para aliar IA ao ambiente educacional

Por um lado, a IA pode contribuir para uma aprendizagem rápida e eficiente; por outro ...
Leia Mais

Acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis tiveram um dia de imersão na Publicidade e Propaganda

Briefing. Arte. Peça Gráfica. Copy. Leading Page. Se você trabalha em agência de comunicação, você ...
Leia Mais

1º Comunica Talks do UniBrasil é ponto de encontro dos cursos de comunicação com o mercado de trabalho

O evento Comunica Talks terá a presença de convidados especializados na área de comunicação e ...
Leia Mais