Na última sexta-feira (18), ocorreu o último dia do curso de Relação Interpessoal e Trabalho Colaborativo para funcionários que trabalham no departamento administrativo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).
O curso teve como objetivo proporcionar formação aos professores e funcionários da SEED, visando fortalecer os grupos de trabalho nos departamentos. A professora Wanda Camargo, assessora da presidência do UniBrasil Centro Universitário, ministrou palestra com o tema: “Mediação de Conflitos”, que ocorreu no segundo dia do evento. Segundo Wanda, a mediação é uma forma de lidar com um conflito com o auxílio de uma terceira pessoa (o mediador ou a mediadora), cuja função é ajudar aqueles envolvidos em litígio a se comunicarem melhor, e se possível, chegarem a um acordo. “É essencial entender como ocorrem os conflitos mais comuns dentro das escolas, compreender suas gêneses e definir previamente a forma correta de efetuar a mediação, como processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, um convite à reflexão e ampliação de alternativas”, comenta a professora.
Para Wanda a prática tem sido muito utilizada no ambiente escolar, já que a mediação proporciona uma melhor comunicação, permitindo com criatividade um acesso à cidadania. Toda mediação deve ser realizada num plano que aproxime, mantendo a distinção entre as pessoas envolvidas numa disputa, distinguindo-as sem separá-las. “Este processo tem algumas características importantes a serem observadas para que tenha sucesso, outras que quase certamente o determinarão ao fracasso, e uma conversa sobre o assunto é fundamental, sendo louvável a iniciativa deste encontro ao propô-lo”, finaliza.
Já no último dia, ocorreu a palestra: “Ética e higiene da alma: promovendo saúde no ambiente de trabalho”, com o professor do curso de Pedagogia do UniBrasil, Benjamin Perez Maia. Em seguida, o professor da SEED, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, ministrou a palestra “Novo Ensino Médio”, onde proferiu sobre as mudanças ocorridas na educação nacional, conforme a Lei 13.415/17. Ogliari apresentou a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais da Rede Estadual do Paraná, onde abordou sobre o desempenho das disciplinas de língua portuguesa e matemática no Paraná, a carga horária mínima anual e outras mudanças.