No último sábado (29), o curso de Educação Física e a Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx), do UniBrasil Centro Universitário realizou mais uma edição dos Jogos Internos do UniBrasil (Jogun). O evento, iniciado às 9h, contou com a participação de aproximadamente 35 times inscritos, divididos em sete categorias. Os alunos disputaram nas modalidades de futsal feminino e masculino, basquete, vôlei misto, natação, futebol sete masculino e truco.
A novidade deste ano foi a parceria com os cursos de Direito, Enfermagem e Fisioterapia.
Durante os jogos, foi montado um Tribunal Desportivo que ficou responsável por possíveis delitos, que pudessem ocorrer. O professor da disciplina de direito empresarial e desportivo, Alberto Israel Goldenstein, contou que a interdisciplinaridade é muito importante na formação acadêmica. “É a partir desses eventos que é possível capacitar os alunos tanto de Direito, quanto de Educação Física, para que eles possam entrar no mercado de trabalho”.
Para Emanoela Jordana de Bassi, aluna do 6º período de Fisioterapia, a presença de uma equipe multidisciplinar no evento é muito interessante, pois a Enfermagem tem conhecimentos que a Fisioterapia não tem e vice-versa. “Chegam alunos com alguma distensão, lesionados e nós conseguimos decidir qual é o melhor tratamento”, comenta a estudante.
A coordenadora do curso de Educação Física, professora Tais Pastre, conta que a experiência do Jogun é sempre positiva. Todos os anos, os professores e coordenadores são surpreendidos com alguma novidade, como a postura dos alunos, mas principalmente a interação deles nos jogos. “Os times se misturaram. Cursos que não tem a oportunidade de trabalhar juntos estavam unidos ou jogando ou auxiliando em outro ponto do evento. Foi uma experiência muito boa”, afirma.
Tais reforça que o Jogun é um laboratório no qual se trabalha a integração, a formação de equipes por afinidade e não por curso, oportuniza novas amizades e proporciona maturidade e evolução para os alunos participantes. A aluna do curso de Educação Física Renata Vieira, que estava participando dos jogos de futsal feminino, confirma que esse ano, a interação entre os cursos foi positiva. Ela se surpreendeu com o número de pessoas que aderiram à atividade. “Foi muito bom ver tanta gente do Direito participando, competindo, mas principalmente se divertindo. Depois dessa experiência, a expectativa é que nos próximos anos tenhamos mais adesão de mais cursos”, comenta Renata.
Texto e foto: Clayton Rucaly e Cristhine Nascimento e Nycole Soares – agência Midiabólicos