Texto por Professora Wanda Camargo | Assessora da Presidência.
Em promoção conjunta, os cursos de Direito e Psicologia, com o apoio do Projeto Academia UniBrasil receberão o professor Agostinho Ramalho Marques Neto que irá proferir palestra com o tema “Direito e Psicanálise: uma interlocução”, em 15 de agosto, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève.
Um dos mais renomados autores da área, professor Agostinha lançará também nesta noite seu novo livro, aguardado por operadores do Direito e psicólogos que atuam em áreas jurídicas, além de estudantes que desejam conhecer este promissor campo de atuação profissional.
SINOPSE DO LIVRO AS PANDEMIAS E O MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO
As Pandemias e o Mal-Estar Contemporâneo é uma compilação de textos que, de forma interdisciplinar, combina filosofia, psicanálise, direito e literatura. Todos os textos decorrem de palestras proferidas pelo autor entre os anos 2008 e 2020 e têm em comum temas que fazem parte de sua caminhada teórica.
O primeiro artigo decorre de conferência online promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do UniBrasil em julho de 2020. Nesse texto, o autor envereda pela análise das implicações sociais, econômicas e psíquicas das diversas pandemias: a pandemia sanitária, de Covid-19, a pandemia política, marcada pelo vírus do autoritarismo, e a pandemia no campo das ideias. A partir do diálogo entre Hobbes, Freud e Lacan, o autor analisa o mal-estar contemporâneo e articula conceitos como o neoliberalismo, o anti-intelectualismo e o ódio comum ao inimigo, necessário para a mobilização das massas e sua adesão ao discurso de negação da ciência.
Os demais textos também se movem na interlocução entre direito e psicanálise. No artigo intitulado Os direitos humanos como o fundamento e o limite do poder do Estado. Sua inobservância como prenúncio do Estado de Exceção, o autor analisa a flexibilização de direitos e garantias fundamentais e o afrouxamento das regras do jogo democrático, tendo como pano de fundo a Operação Lava Jato. No texto Neoliberalismo e Gozo, o autor analisa as consequências do neoliberalismo nos campos político, jurídico, ético e psicológico, concluindo que a lógica do consumo se constitui a partir de um imperativo do gozo, que substitui o imperativo ético. No último artigo, A censura da expressão linguageira e a hipertrofia do direito penal a serviço do ‘politicamente correto’, o autor analisa como a concepção do politicamente correto vem se materializando no mundo contemporâneo e as suas implicações no campo penal.
Trata-se de um livro essencial para entender as ameaças à democracia nos tempos atuais, em que o discurso obscurantista ainda está presente no Brasil e no mundo.
CV
Agostinho Ramalho Marques Neto é psicanalista e professor nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Professor Emérito da UFMA, Mestre em Direito pela PUC/RJ e Notório Saber em Direito pela UFPA. Membro efetivo da Academia Maranhense de Letras. Analista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Autor do livro A ciência do Direito: conceito, objeto, método e de dezenas de artigos publicados nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica.