O Auditório Rene Dotti irá receber no dia 02 de maio, às 10h, o Projeto Academia UniBrasil e o Grupo PET, Programa de Educação Tutorial do UniBrasil Centro Universitário, oferecem uma palestra sobre a escrita criativa com o escritor João Almino.
O Prof. Dr. João Almino é Bacharel em Direito pela UERJ, tem mestrado em sociologia pela UnB, doutorado em História Comparada das Civilizações Contemporâneas em Paris, e pós-doutorado na USP.
Ensinou na Fundação Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Instituto Rio Branco, Berkeley, Stanford e Universidade de Chicago. Como Embaixador, serviu nas Embaixadas do Brasil em Paris, México e Washington.
Foi Encarregado de Negócios em Beirute, Ministro-Conselheiro em Londres e Cônsul-Geral em São Francisco, Lisboa, Miami, Chicago e Madri. Também foi Diretor do Instituto Rio-Branco e condecorado com a Ordem Nacional do Mérito da França (Oficial), a Ordem da Águia Azteca do México (Oficial) e a Ordem de Rio Branco (Grã-Cruz).
É autor de oito romances dos quais se destacam: Ideias para Onde Passar o Fim do Mundo (ganhador de Prêmio do Instituto Nacional do Livro e do Prêmio Candango de Literatura), As Cinco Estações do Amor (Prêmio Casa de Las Américas), Cidade Livre (Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura de melhor romance publicado no Brasil entre 2009 e 2011; finalista do Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011); Enigmas da Primavera (finalista do Prêmio Rio de Literatura 2016; finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016; recebeu o Prêmio Jabuti, 2º. colocado, de Livro Brasileiro Publicado no Exterior, pela tradução para o inglês); e Homem de Papel publicado em 2022, (finalista do Prêmio São Paulo 2023).
Alguns de seus romances estão traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, holandês e sérvio. Seus mais de dez livros de história e filosofia política são referência para os estudiosos do autoritarismo e a democracia. Entre estes, incluem-se Os Democratas Autoritários, A Idade do Presente, Era uma Vez uma Constituinte e O Segredo e a Informação. Em 2017 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e é também membro da Academia Paranaense de Letras.
Assim, o palestrante com certeza pode falar muito, e com propriedade sobre a Escrita Criativa, pois a receita para escrever um bom texto funciona bem porque ensina a pensar. Quem já passou horas diante de uma tela em branco do computador em dúvida sobre por onde começar sabe o que é angústia.
Antigamente, o desperdício de papel mostrava o sofrimento daqueles que tentavam começar um texto, hoje, diante do computador, não há sinais visíveis deste sofrimento, e, no entanto, ele continua, firme e forte.
Mas é indispensável lembrar que um texto deve iniciar sua existência muito antes de tomar corpo numa tela, deve nascer na cabeça do autor, pois a habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar: logicamente, ordenadamente e na prática.
A fonte de onde brotarão ideias, frases e conceitos está no cérebro, pois nenhuma máquina substitui o talento do homem, mas é possível fornecer um roteiro, um caminho seguro para chegar a texto de boa qualidade, sucinto e direto.
Para isso, as Oficinas Escrita Criativa, ou de Expressão Escrita, desempenham papel importante no desenvolvimento da habilidade de escrever, já que escrever é um processo – e é necessário desenvolver estratégias.