Nesta semana, o UniLab (Laboratório de Prática do UniBrasil) realizou o curso livre de Diagnóstico Molecular de SARS-COV-2, o vírus causador da Covid-19. A detecção molecular do vírus é feita por RT-PCR em tempo real, considerado como teste “padrão ouro” e, por conta da pandemia e número de casos crescentes em muitos locais, os laboratórios passaram a investir na aquisição de equipamentos para poder realizá-lo.
De acordo com a professora do UniBrasil, Dra. Liana Alves de Oliveira, diante dessa alta demanda, os laboratórios também estão contratando mais funcionários para trabalhar com essa técnica. “Muitas vezes, o que falta para a contratação é justamente o conhecimento da parte de interpretação do resultado. Por isso, o objetivo do curso foi capacitar essas pessoas para que possam ingressar rapidamente no mercado”, completou.
O curso aconteceu no formato online durante cinco dias e foi conduzido pelo professor Bruno Zagonel, profissional de um renomado laboratório clínico de Curitiba. Bruno compartilhou toda a sua experiência de laboratório e associou o conteúdo teórico com a apresentação de casos reais para diagnóstico, possibilitando assim, a prática com foco na análise e interpretação de resultados.
Especialização
Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos nessa área de uma forma muito mais abrangente, o UniBrasil está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação em “Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular”.
A especialização prepara os profissionais para atuar no desenvolvimento de análises moleculares visando o combate a doenças infecciosas, o diagnóstico de doenças raras, a biologia reprodutiva, a hematologia e a investigação forense.
Vale reforçar que a biologia molecular vem ganhando força em laboratórios de diagnóstico no Brasil e no mundo, se transformando em um mercado de trabalho altamente promissor.
Para saber mais, acesse: https://pos.unibrasil.com.br/turma/diagnostico-laboratorial-por-biologia-molecular/especializacao-2020