O curso de Administração do UniBrasil Centro Universitário realizou nos dias 31 de maio e 1 de junho, a “III Mostra de Planos de Negócios”, coordenada pela professora Ana Milléo. No projeto, os estudantes desenvolvem um plano de criação de uma empresa, compreendendo todos os processos necessários. Durante a Mostra, as equipes apresentaram os projetos para uma banca avaliadora, composta por professores do curso.
Os Planos de Negócios foram desenvolvidos pelos alunos do 4° período no decorrer do semestre e têm como objetivo promover a interdisciplinaridade por meio da criação de uma empresa. A produção dos trabalhos envolveu as disciplinas de Direito Comercial e Societário, Gestão da Produção, Estatística Aplicada, Gestão de Marketing e Gestão Financeira.
Na apresentação foram confrontadas questões teóricas e práticas, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe e para a pesquisa.
Segundo a professora responsável pela Mostra, a ação oportuniza o aprendizado prático e teórico. “Esse trabalho já ocorre há oito anos na Escola de Negócios e todos os semestres as turmas de 4º período se reúnem em equipe e desenvolvem um Plano de Negócios. Como neste período eles têm algumas disciplinas que são à base de um plano de negócios, como, por exemplo, marketing, gestão financeira, gestão da produção, estatística e direito comercial, esses conhecimentos adquiridos nas disciplinas dão sustentação para a criação do Plano. É uma atividade em que os alunos conseguem fazer essa correlação entre a teoria e a prática”, explica a professora.
Para o professor Wander José Theophilo de Souza, o Plano de Negócios traz capacidades importantes para a formação profissional. “Com esse projeto eles começam a ver a importância do trabalho em equipe e a importância de discutir os problemas que acontecem no dia-dia. Eu acho esse trabalho fundamental para a formação acadêmica”, destaca.
A Mostra de Planos de Negócios do Curso de Administração possui um importante papel no desenvolvimento do perfil do egresso, dado que confronta os alunos a desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo.