Na noite de 23 de março, em que o UniBrasil realiza a grande festa em homenagem às mulheres, celebrando o trabalho e a dedicação daquelas que auxiliam o desenvolvimento do estado do Paraná, pessoas trabalhadoras que tornam o mundo melhor para todos e todas.
A CAA-OABPR possui um dos melhores corais do estado, e nos dará a honra e o prazer de participar do evento Mulheres Paranaenses 2022. O regente é o Maestro Gil Gonçalves.
Nestes momentos extremos como o de agora, quando tudo remete à exiguidade do tempo de viver, horas de guerras, epidemias, desastres naturais; quando nos vemos frágeis frente à realidade, é a hora da arte, de realizar o que talvez seja o que de mais nobre nossa cultura e civilização produziram. E o canto coral destaca-se entre as artes, também por ser feito por vozes diferentes em timbre e alcance que produzem resultados plenos de harmonia e beleza; arte antiga, pois registros em cavernas mostram que cantos e danças coletivas já existiam na pré-história.
Hoje o canto coral é amplamente difundido, e as mais variadas instituições orgulham-se de seus conjuntos. Universidades, clubes e empresas estimulam a participação de seus colaboradores nesta atividade, entendendo seu imenso potencial agregador e de melhoria da qualidade de vida para praticantes e plateias.
Até a Idade Média o canto coral era uma atividade reservada aos homens, e apenas a partir do século XVI mulheres começaram a participar, uma grande conquista para os corais e para as mulheres.
Texto Wanda Camargo