No início do mês de julho, a coordenadora do curso de Serviço Social do UniBrasil Centro Universitário, professora Glacielli Thais de Souza, apresentou um artigo cientifico no II Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O trabalho faz parte da pesquisa qualitativa realizada pelas alunas do curso, Andressa da Silva Mandira Batista (6º período) e Thalita Andrade Morera (8º período), que participam do grupo Trabalho, Gênero, e Violência Doméstica e Familiar (GETRAVI) do UniBrasil. A pesquisa buscou desvelar as percepções de gênero dos alunos do 1° e 8º período do curso, tendo como objetivo central compreender a desconstrução das relações do trabalho reprodutivo.
A coordenadora relatou que o trabalho apresentado despertou interesse de vários pesquisadores de outras universidades por evidenciar que o curso de Serviço Social é um dos poucos que a grade curricular disponibiliza uma disciplina obrigatória para debater gênero, sendo um dos diferenciais em relação aos outros cursos.
Segundo Glacielli, o trabalho contribui para evidenciar que os egressos do curso adentram os campos de trabalho com conhecimentos teóricos e práticos. “O que ressalta a perspectiva do curso em buscar cada vez mais a indissociabilidade entre teoria e prática. Já que as relações de gênero são transversais”. A professora também destaca que o trabalho proporciona aos acadêmicos o aprofundamento no campo da pesquisa científica.
Como um dos resultados observados com a pesquisa, ficou evidente que o processo de formação profissional no curso vem contribuindo para as desconstruções das relações desiguais na divisão sócio técnica do trabalho social e doméstico dos alunos.
No mês de agosto, oito alunos apresentaram trabalhos científicos que foram aprovados no Congresso Internacional Fazendo Gênero.