Em 25 de abril, às 19 horas, o projeto Academia UniBrasil em conjunto com Escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas convidam para evento online sobre cooperativismo, com abertura de Darci Piana, vice governador do Estado do Paraná, um grande entusiasta do cooperativismo, e as participações de Adriana Cássia Zandoná França – Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Central Sicredi PR/SP/RJ, responsável pelo apoio estratégico às Cooperativas – Investimentos e Consórcios; e Eliane Lourenço Goulart Festa, analista Especializada do SESCOOP/PR, responsável pela Coordenação do Cooperativismo e Educação Cooperativista, que irão discorrer sobre o modelo organizacional de empresas as quais os trabalhadores também são donos do próprio negócio.
Unindo interesses aparentemente antagônicos, como desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, o cooperativismo tem como proposta a prosperidade das pessoas, juntas, o que garante a elas melhores oportunidades e um futuro mais justo. Quando a colaboração envolve pessoas com interesses comuns, estas normalmente conseguem vantagens que dificilmente conquistariam sozinhas
Estima-se que uma em cada sete pessoas no mundo esteja ligada ao cooperativismo. O movimento está presente em pelo menos 100 países e é responsável por 250 milhões de empregos. Os dados são do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Toda cooperativa é de adesão livre e voluntária aberta a qualquer pessoa apta a utilizar seus serviços, e costuma ter gestão democrática.
Existem vários segmentos de Cooperativas: agropecuária, de crédito, transportes, trabalho e produção de bens e serviços, saúde, consumo, infraestrutura, entre outros, representando uma área promissora de atuação profissional.
A própria importância do tema torna-o praticamente imperdível para estudantes, professores e empreendedores.
Serão mediadoras do evento: professora Marcia Coelho, engenheira agrônoma e Diretora Acadêmica de Ensino Presencial do UniBrasil, e Quitéria Livanice Antunes, enfermeira e presidente da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná – COOENFPR .
TEXTO – WANDA CAMARGO