Texto pela Professora Wanda Camargo
No UniBrasil Centro Universitário temos mantido, nos últimos dez anos, a Revista Expressão, QUALIS C desde 2018, que é multicultural e multidisciplinar, não estando, portanto, associada a nenhum curso de pós-graduação, stricto ou lato sensu. Agora, a partir de 2023, passa a Qualis B3, reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
Ela também passará a ter o DOI (Digital Objetc Identifier/Identificador de Objeto Digital), auxiliando para o reconhecimento de sua qualidade pela comunidade acadêmica.
Trata-se de uma publicação associada às atividades extensionistas do UniBrasil – Centro Universitário. A extensão, enquanto função universitária formalmente reconhecida, surgiu apenas no final do século XIX; entretanto, a publicação advinda da extensão vinculada a periódicos acadêmicos é bem mais recente. Nos Estados Unidos, o periódico multidisciplinar mais antigo, especializado em divulgação da extensão universitária, é o Journal of Extension, iniciado em 1963.
No Brasil, as revistas mais antigas dedicadas à extensão universitária em um conceito mais amplo (multidisciplinares), e ainda em atividade, são a revista Participação (1997, UNB) e a revista Em Extensão (1998, UFU) tendo muitas sido descontinuadas em dezenas de instituições, públicas ou privadas, ao longo dos anos.
Muitas destas descontinuidades devem-se certamente à pouca compreensão das diferenças entre estes tipos básicos de revistas, submetendo-as a avaliações fora de seus escopos e, de certa forma, desvalorizando atividades extensionistas como menos nobres. Existe, no entanto, número relevante de trabalhos publicados cujo conteúdo se refere a relatos de experiências de projetos de extensão, já que ensino, pesquisa e extensão são igualmente importantes em instituições de qualidade.
A Revista Expressão valoriza as atividades culturais em Palestras com grandes pensadores brasileiros, Artes, Responsabilidade Social, Gênero e Sustentabilidade, considerando-as essenciais na formação dos acadêmicos.
Texto pela Professora Marcia Almeida
A revista Expressão é uma publicação multidisciplinar, com periodicidade anual e tem como principal finalidade estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões sobre atividades acadêmicas do UniBrasil Centro Universitário, assim como pontos de vista de pessoas representativas da comunidade sobre questões atinentes à área. Publica artigos, resenhas e eventos comentados. Seu público-alvo é a comunidade acadêmica, professores, educadores e estudantes, assim como pessoas interessadas em arte, cultura, responsabilidade social e questões de gênero.
Recebemos a notícia que a Revista Expressão passou a ser B3. Uma honra fazer parte do Conselho Consultivo da Revista Expressão. Agradecimentos ao nosso Conselho Editorial, em especial, a Professora Wanda Cristina Mendes Camargo pela construção e consolidação do crescimento e a qualidade da revista que temos hoje. Sua dedicação e competência são imensas, assim como é o meu reconhecimento pela sua atuação incansável. Agradeço pelos ensinamentos, por todo o suporte e por vibrar a cada nova edição da revista que publicamos. Agradecimentos também ao UniBrasil e a todas as equipes envolvidas na dedicação da Revista Expressão, revista que expressa tão bem o carinho que o UniBrasil tem pela educação superior e a comunidade.
Texto pela Professora Graciela
A Revista Expressão é uma iniciativa de grande relevância da professora Wanda Camargo, para tornar os resultados de pesquisas científicas e as práticas de extensão acessíveis para o grande público. É uma revista com uma linguagem mais acessível e que retrata temas importantes contemporâneos. É uma das poucas publicações no Brasil com esta característica interessante de conseguir estabelecer diálogos com um público maior e não estar limitada para os cientistas de uma área específica. Ela cumpre belamente a função de levar a ciência para além dos muros das universidades”.