No último mês de outubro, entre os dias 23 e 24, o UniBrasil Centro Universitário realizou a XIII edição do Evento de Iniciação Científica (EVINCI) 2018. As atividades tiveram como principal objetivo divulgar e avaliar diversos trabalhos científicos, a fim de estimular a troca de conhecimento e o debate entre os participantes.
Ao longo do Evinci, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx), foram realizadas conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, workshops, competições, rodas de conversas, comunicações científicas e apresentações de painéis.
Uma das atividades que fez parte da programação do Evinci foi a oficina de Kokedama – uma técnica milenar japonesa – ministrada pela professora de Arquitetura e Urbanismo Luciana Adelmann. A aula foi realizada na modelaria, anexo ao Complexo Esportivo.
“Os alunos aprenderam uma técnica chamada bonsai, onde uma raiz é contida dentro de uma bola de musgo, formando assim um vaso de planta que pode ser usado em diferentes lugares para a decoração”, comentou a docente.
A Exposição de Trabalhos Técnicos (Expotec), dos cursos de Engenharia, também fizeram parte do Evinci 2018. A mostra contou com trabalhos de graduação envolvendo Pesquisas de Iniciação Científica (IC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
No bloco 9, Ravel Glovatiski, aluno do 10º período do curso de Engenharia Mecânica, comentou sobre a exposição do seu trabalho na Expotec. “Eu e meu colega apresentamos uma Bancada Dinamométrica, usada para medir o torque e a potência de motores de pequeno porte. Esse trabalho faz parte do nosso TCC”, destacou.
Já a acadêmica do 8º período do curso de Administração, Sabrina Caliari de Andrade, participou de uma Avaliação de perfil comportamental dentro de uma empresa. “O teste foi adaptado para estabelecer quais as suas competências essenciais dentro de quatro perfis, o lobo; o tubarão; o gato; e a águia. São formas do aluno reconhecer as suas competências”.
O XIII Evinci do UniBrasil reuniu toda a comunidade acadêmica.