À noite de quarta-feira (30), contou também com o lançamento de obras literárias de professores, acadêmicos e egressos, na sala de leituras da instituição
O UniBrasil tem no seu pilar educacional: a valorização e o incentivo à pesquisa, à literatura e à cultura. Estes três aspectos caminham juntos na formação integral dos profissionais no mercado de trabalho. Mas, acima de tudo, para lapidar cidadãos e cidadãs, por meio da leitura crítica e reflexiva, a partir da pluralidade de ideias de diferentes autores.
Tendo isso em mente, o presidente da instituição, Professor Dr. Clèmerson Merlin Clève, constrói, diariamente, um acervo, que já ultrapassa mais de 100 mil exemplares, na Biblioteca Helena Kolody, capaz de contemplar as mais diversas áreas do conhecimento.
Parte significativa deste acervo contém doações de importantes personalidades da capital paranaense, tais como: Carlos Freire Faria, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Carlos Roberto Antunes dos Santos, historiador, ex-reitor da UFPR e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES); Fábio Campana, jornalista, ex-secretário da Comunicação Social do governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba; e Paulo Roberto Ferreira Motta, advogado e procurador do Estado do Paraná.
O professor aposentado Carlos Freire Faria, com 26 anos de atuação no ensino superior, em especial nas áreas de Economia, Administração e Direito (na disciplina de Legislação Tributária), se sente feliz e lisonjeado pela homenagem que recebe do UniBrasil.
“Fico muito agradecido ao Dr. Clèmerson e ao UniBrasil. Espero que esta doação de livros seja útil para a instituição e contribua no âmbito do ensino e da pesquisa”, diz. Ele comenta que, para realizar a doação de livros, pensou imediatamente no UniBrasil. Acrescenta ainda que compartilhou com o Dr. Clèmerson a ideia e prontamente o presidente da instituição acatou a iniciativa.
Lançamento de livros contempla diferentes gêneros textuais
Os cursos de Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física lançaram diferentes obras, que perpassam a literatura até a pesquisa científica, contribuição esta que amplia o debate de assuntos que a cada dia estão presentes na sociedade contemporânea.
Dentre as temáticas contempladas na noite de quarta-feira (30), estão: promover a qualidade de vida, por meio de estratégias voltadas à saúde da pessoa idosa; discorrer sobre o luto, através da literatura; trazer à tona questões que assolam a sociedade contemporânea, como a ansiedade e a depressão; e, por fim, práticas integrativas na Pedagogia.
Segundo a autora da obra “Borboletando”, psicóloga clínica Daniele Moscardi, egressa do UniBrasil, o livro apresenta a jornada da personagem Briana e seus percursos pela busca da espiritualidade e da resiliência.
“A borboleta tem um significado muito lindo que é a transformação, a metamorfose. Porque viver dói. Viver, crescer e transformar dói. Através da metáfora da borboleta que é preciso passar, consegue-se chegar ao colorido e a voos maiores”, explica Daniele.
Já na obra “Bases do cuidar em Gerontologia”, os idealizadores Adriana de Oliveira Christoff, Ana Paula Hey, Cristiano Caveião, Edilceia Ravazzani desenvolveram um material didático voltado aos profissionais da área de saúde, fornecendo orientações para cuidados com a pessoa idosa.
Na sinopse do livro, os autores percebem o aumento da expectativa de vida da população idosa, demandando assim a criação de estratégias, principalmente, voltadas à saúde, que possam garantir o envelhecimento saudável e a qualidade de vida deste público.
A professora de Psicologia Graciela Sanjutá identificou que, no âmbito da psicoterapia, há uma falta de obras que contemplem a temática do luto, em diferentes momentos da vida da criança, como a separação dos pais, a mudança de escola, a passagem do ensino fundamental I para o II, dentre outros.
A partir desta necessidade de oferecer suporte aos profissionais da psicologia, a coordenadora resolveu se debruçar no desenvolvimento da narrativa de Pipe Leon, obra infantil que dialoga com as crianças que estão enfrentando perdas e desencadeando sentimentos como raiva, tristeza e medo.
“O livro [E agora? A mamãe e o papai de Pipe Leon não vivem mais juntos] trata sobre a separação dos pais, o seguir desta criança e as várias travessias que ela vai fazendo dentro deste processo”, afirma a autora.
_ _ _ _ _ _ _ _
Lista de nomes dos autores que lançaram livros na noite de quarta-feira (30):
-> Adriana de Oliveira Christoff;
-> Amanda Marilia Leite;
-> Ana Paula Hey;
-> Andrea Mayer Veiga;
-> Angélica Nepomoceno Xavier;
-> Caroline Coradini Silva;
-> Claudiani Cerino Silva;
-> Cristiano Caveião;
-> Daniele Moscardi;
-> Danielle Lourenço;
-> Edilceia Ravazzani;
-> Flávia Diniz Roldão;
-> Francisca Rasche;
-> Graciela Sanjutá;
-> Guísela Marzinkowski;
-> Isabelly José Oliveira;
-> Jéssica Caroline dos Santos;
-> Juliana Gâmbaro Pereira;
-> Karina Gomes Rodrigues;
-> Katilla Cândida Cóser;
-> Letícia dos Anjos;
-> Ludmila Cardoso Calmo da Silva;
-> Luiz Celso Vieira Bassani;
-> Maisa Maria Machado Vendrame;
-> Natalie Tenório Silveira;
-> Patrícia Cres Napoleone Giovannetti;
-> Rosemeri Tomal;
-> Stefany Clarice Schumacher;
-> Suellem Cristina Silva dos Santos;
-> Taina Oliveira Santos.
Confira nas fotos de Gabrielle Cordovi como foi o evento| Marketing UniBrasil.