Na última quinta (22) e sexta-feira (23), o Centro Acadêmico Romeu Bacellar (CARB) promoveu, no auditório René Ariel Dotti, a Jornada Acadêmica do curso de Direito do UniBrasil Centro Universitário, primeiro evento sob a nova gestão do CARB.
No semestre passado, o curso de Direito recebeu o coordenador da Operação Lava-Jato do Paraná, o juiz Sérgio Fernando Moro e o relator da Operação Lava-Jato do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o desembargador João Pedro Gebran Neto, que proferiram sobre a Operação. Diante das perspectivas que os alunos tiveram sobre a Operação, o CARB deu continuidade no assunto. Segundo um dos integrantes do Centro Acadêmico, Geovane Silveira, a ideia é apresentar aos alunos os advogados que trabalham na Operação ou aqueles que pesquisam sobre, na parte acadêmica.
A diretora presidente do CARB, Aline Cristina Hartmann Jaboniski, diz que o Centro quer promover mais encontros sobre a área acadêmica, pesquisas e receber professores externos.
No primeiro dia, o tema a ser abordado foi a “Crise nas Instituições”, que contou com a presença do professor doutor, Romeu Felipe Bacellar Filho e do diretor da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP), doutor Juarez Villela Filho.
O diretor da ALEP iniciou falando da importância do Centro Acadêmico e destacou o orgulho em ser egresso do UniBrasil. Já o doutor Bacellar agradeceu o presidente da Instituição pelo convite, e em seguida abordou sobre as “Reformas administrativas vividas pelo Brasil”. “O controle é extremamente importante, uma administração sem controle é em desvario”, comenta Bacellar. O convidado afirma ainda que esse trabalho começa na escolha de bons colaboradores de uma instituição.
Segundo dia
Já no segundo dia, os doutores, Guilherme Brenner Lucchesi, Guilherme Siqueira Vieira e João Rafael de Oliveira debateram sobre a visão como advogados na perspectiva do Direito Penal e do Processo Penal, diante da Operação Lava-Jato.
Para Brenner o Direito Penal, hoje, está em evidência. “Quando falamos em Operação Lava-Jato, nós temos que pensar sempre em uma expressão que a imprensa não jogava por aí. Todo mundo diz de uma forma, que a Operação está mudando ou mudou o Brasil. Estamos em um processo eleitoral, esse ano pode ser uma chave para verificarmos se efetivamente a Operação trouxe alguma melhoria ou/e alguma piora”, comenta Brenner que ainda diz que acredita que o saldo da Operação para quem é do Direito, e principalmente para os advogados, representa alguma mudança. “Os processos não são mais instruídos, não são mais julgados da maneira como acontecia há dez anos”, finaliza.
O advogado e egresso do UniBrasil, João Rafael além de debater sobre a Operação, parabenizou a retomada da gestão do Centro Acadêmico e disse que é uma alegria ver o CARB ressurgir na Instituição. “Eu tenho um carinho imenso por essa casa, foi o UniBrasil que abriu as portas para a minha vida profissional. Então, essa retomada representa um avanço significativo para o corpo discente do UniBrasil”, diz Oliveira.
Terceiro dia
No último dia, os doutores Olympo Sotto Maior e Sandra Maria de Oliveira Dias, junto com o professor Luiz Eduaro Trigo Rocaglio debateram sobre as profissões jurídicas. Sandra contou sobre a sua trajetória tribunal. “Eu fiquei 10 anos como juíza substituta e depois fui promovida, por antiguidade, como juíza titular por 11 anos”, conta Sandra.
No final, vários livros da Editora Revista dos Tribunais foram sorteados entre o público presente.
O Centro Acadêmico
O Centro Acadêmico é uma entidade criada para representar os alunos de determinado curso. Seus integrantes defendem os direitos e interesses dos alunos dentro da instituição, estabelecendo uma representatividade dos acadêmicos de maneira democrática.