Em 21 de setembro às 19:15 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o UniBrasil Centro Universitário oferecerá a Aula Magna de seus cursos de Administração e Contábeis, ministrada por Richer de Andrade Matos, com o um tema extremamente atual, que interessa a todos envolvidos em empreendimentos, o compliance e a gestão de riscos.
Compliance envolve questão estratégica e se aplica a todos os tipos de organização, pois o mercado tende a exigir cada vez mais condutas legais e éticas, para a consolidação de um novo comportamento por parte das empresas, com lucratividade sustentável e objetivo de atingir o desenvolvimento econômico e socioambiental na condução dos seus negócios.
A implantação de uma política de Compliance também visa cumprir a legislação nacional e internacional, além da regulamentação do mercado e das normas internas das empresas, prevenindo demandas judiciais e salvaguardando a confidencialidade das informações de seus clientes, evitando ganhos pessoais indevidos, melhorando a cultura organizacional por meio de treinamento e educação. A confiança nos negócios deve resultar como característica essencial em tais condutas, e hoje compliance é uma expressão que se volta para as ferramentas de concretização da missão, da visão e dos valores dos empreendimentos, trata de um conjunto de regras, padrões, procedimentos éticos e legais que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários.
O controle dos riscos legais, tema emergente ainda não presente em matrizes curriculares, constitui em uma série de processos e atividades específicas com o objetivo de corrigir deficiências e evitar falhas que comprometam a organização. Esse gerenciamento ainda envolve a identificação de oportunidades que enriqueçam o valor de mercado e a infraestrutura do negócio como um todo. Unir as duas ferramentas vai gerar vantagem competitiva e valorizar pontos palpáveis e impalpáveis do negócio.
Desse modo, podemos dizer que a gestão de riscos alivia o trabalho do Compliance e facilita a sua implementação sem causar grandes rupturas em todo as atividades da companhia. Uma organização não pode realmente ter um programa robusto de gerenciamento de riscos sem Compliance — e vice-versa.
O palestrante, professor Richer, é economista, especialista em Desenvolvimento Regional, pós-graduado em Sustentabilidade do Território Urbano Paranaense, e também Mestre em Organizações e Desenvolvimento na área de Sustentabilidade Socioeconômica.
Atualmente é Gerente de Riscos e Compliance na Agência de Fomento do Paraná S/A, mas já atuou no grupo Louis Dreyfus Company, Itaú-Unibanco e Companhia Paranaense de Energia – Copel S/A. Foi docente e pesquisador de várias instituições como Fanorpi, Opet e FAE Centro Universitário.
Pessoa experiente no assunto, certamente proporcionará entendimento da importância do tema na formação do profissional atento à necessidades dos empreendimentos em questões de riscos e compliance.
Texto: Wanda Camargo