Recentemente, dois atletas do Projeto Ampliar do UniBrasil Centro Universitário, representaram o estado do Paraná nas Paralimpíadas Escolares de 2019, em São Paulo. O evento é considerado o maior do mundo para crianças e adolescentes com deficiência.
Os atletas do Projeto Ampliar, que participaram das competições foram: Arthur Miguel e Henrique Furquim. Arthur participou de duas provas e conquistou duas medalhas. Já Henrique, além de garantir duas medalhas, conquistou sua primeira viagem sem os pais. Ambos receberam diversos abraços das professoras que estavam acompanhando as turmas.
O evento aconteceu no Centro de Treinamento Paralimpíco, em São Paulo e reuniu atletas de todos os estados do Brasil. Ao todo foram mais de 1.220 participantes presentes nas competições.
As Paralimpíadas têm como proposta a inclusão social e estimula a participação de crianças e adolescentes com deficiência de todo o país, em competições esportivas.
Histórias que aquecem o coração
Os dois atletas têm uma trajetória muito especial no projeto Ampliar:
Arthur Miguel
O Arthur Miguel tem 13 anos. Participa do projeto há 2 anos e foi classificado como S6 (deficiência física), segundo a professora Eliana Patricia Pereira, coordenadora do Ampliar, ele é o “tubarão”, pois treina com muita garra e dedicação. Quando começou as aulas de natação, já avisou que iria ser grande nas piscinas.
Na competição em São Paulo, o atleta conquistou o 3º lugar na categoria 50m Costas e 2º lugar nos 50 m Livre.
Henrique Furquim
O Henrique Furquim tem Síndrome de Down e aprendeu a nadar no projeto, quando iniciou, aos 07 anos de idade. Hoje, com 12, ele já passou todas as fases da piscina: da pequena para a grande, e agora, na gigante. O atleta estuda na escola Primavera de Educação Especial, parceira do UniBrasil, com 14 alunos participando do projeto.
Na competição, Henrique conquistou o 2º lugar nos 50m Costas e o 3º nos 50m Livre.