Histórias contadas pelos idosos do recanto do Tarumã são transformadas em livro pelos alunos de Direito do UniBrasil
No dia 13 de dezembro, foi lançado o livro “VIVOS”, fruto de um projeto de extensão realizado por alunos do curso de Direito do UniBrasil, em parceria com os idosos do Recanto Tarumã. A iniciativa envolveu estudantes do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, que, ao longo de dois meses de trabalho, dedicaram-se a ouvir e registrar as histórias de vida dos moradores do recanto, transformando-as em um livro único e emocionante.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do PROEX (Programa de Extensão Universitária) e contou com a participação de 50 alunos, sob a orientação da Professora Drª. Andrea Lobo, um designer e, claro, a colaboração essencial dos próprios idosos. Durante as manhãs de sexta-feira, os alunos se reuniam com os idosos, criando vínculos por meio de conversas, atividades de lazer, e, principalmente, ouvindo as histórias que os idosos desejavam compartilhar. Esses relatos podiam ser memórias pessoais ou até mesmo histórias fictícias, contadas com o objetivo de preservar vivências e fortalecer vínculos intergeracionais.
O grande diferencial do projeto foi a criação do livro com capa no estilo cartoneiro, feita de papelão. Durante o processo, os idosos contribuíram diretamente, sugerindo quais histórias gostariam que fossem incluídas e pintando as capas. Muitos escolheram histórias que os remetiam às experiências vividas.
Ao final do projeto, um total de 100 exemplares do livro foram impressos e entregues, marcando o encerramento de um ciclo de aprendizado e afetividade entre alunos e idosos. A cerimônia de lançamento, realizada no Recanto Tarumã, foi um momento de grande emoção. Os idosos que participaram do projeto foram homenageados, e cada um recebeu um exemplar do livro, tendo a oportunidade de ver suas histórias registradas e eternizadas no papel pela primeira vez.
Segundo a Profa. Drª. Andrea Lobo, o momento mais tocante foi quando o idoso Seu Sebastião, ao segurar seu exemplar, perguntou emocionado: “A história que eu contei está aqui?”. Ao ser respondido positivamente, ele começou a chorar. Muitos outros idosos também abriram seus livros, reconhecendo suas histórias e vendo a capa que eles haviam pintado.
“Foi muito emocionante ver os idosos reconhecendo suas histórias pela primeira vez, ver a alegria nos olhos deles ao perceberem que suas memórias estavam sendo valorizadas”, destacou a Profª. Drª. Andrea Lobo, responsável pelo projeto.
O lançamento do livro “VIVOS” não foi apenas a entrega de um material físico, mas uma celebração da memória, e do valor da experiência de vida dos idosos. Um trabalho que, sem dúvida, ficará marcado na memória de todos os envolvidos.
Você precisa fazer login para comentar.