Esta é a terceira edição do projeto de extensão que tem como objetivo principal levar informações sobre zoonoses para as crianças
Há três anos, os alunos de Pedagogia e Medicina Veterinária do UniBrasil realizam o projeto de extensão denominado “Educação Ambiental nas escolas: uma ferramenta essencial dentro da abordagem de Saúde Única”. Neste ano, o projeto aconteceu em parceria com a Escola Estadual Profa. Maria Balbina Costa Dias.
O objetivo principal do projeto é levar informações sobre as principais zoonoses e conscientizar os alunos sobre os cuidados e medidas de prevenção para as doenças.
As zoonoses são doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico, como arranhões ou mordidas.
A Profa. Luciana S. Abrahão Pires, de Medicina Veterinária, falou sobre a dinâmica do projeto. “Utilizamos atividades de exposição com atividades lúdicas reforçando o conceito da Saúde Única, que enfatiza a interconexão entre a saúde humana-animal-ambiental, ou seja, quando há o desequilíbrio de uma das partes, há o desequilíbrio e o comprometimento da saúde das outras partes. Reforçamos também a importância de cada indivíduo para o cuidado com a saúde do meio ambiente, bem como para a saúde dos animais e do próprio ser humano.”
Lais Dominique, do 3° período de Pedagogia falou sobre a sua experiência no projeto. “Foi um momento de muita aprendizagem, tive a oportunidade de colocar em prática alguns temas e conteúdos que até então, só havia aprendido na teoria. Além disso, durante o processo de preparação e aplicação do projeto pude perceber um notável aperfeiçoamento de habilidades que irão agregar de forma muito positiva na minha graduação e no meu futuro profissional.”
A aluna também destacou os pontos positivos da integração entre os dois cursos. “A integração entre Pedagogia e Medicina Veterinária trouxe benefícios para os acadêmicos de ambos os cursos. Mesmo após o encerramento, alguns alunos ainda mantêm contato e contam com o apoio uns dos outros em suas respectivas atividades acadêmicas. O grupo se mostrou aberto a novas perspectivas e conseguiu harmonizar suas áreas de conhecimento, se complementando de forma muito natural.”
Lais também enfatizou que atividades interdisciplinares se mostram cada vez mais eficientes no âmbito estudantil, pois geram oportunidades de aprendizagem por meio da troca de experiências entre diferentes campos de atuação, que à primeira vista podem parecer completamente opostos, mas que se bem estruturados podem se complementar e agregar novos saberes a todos os envolvidos.
A aluna de Pedagogia também reforçou a importância de levar esse tema para as escolas. “Entendemos que muitas vezes a escola é um reflexo da sociedade e é nesse contexto que buscamos estimular nos alunos a necessidade de todos se tornarem responsáveis pela preservação e sustentabilidade do planeta, além do combate e prevenção de zoonoses que afetam a sociedade. Quando entramos em uma sala de aula e falamos com um aluno, não estamos direcionando a aprendizagem e conscientização somente a ele, mas também aos seus familiares e amigos. Quando um material é pensado e distribuído, a intenção é que esse material chegue também ao círculo de convivência dos alunos que participam do projeto, esta é uma maneira de ampliar o acesso e o alcance da informação.”
Os alunos do UniBrasil promoveram um ambiente de muito aprendizado, onde os estudantes puderam não apenas absorver conhecimentos teóricos, mas também vivenciar práticas que reforçam a importância da Educação Ambiental e da Saúde Única.
Esse projeto é uma demonstração clara de como a integração entre diferentes áreas do conhecimento pode fazer a diferença na comunidade, preparando os alunos para serem agentes de mudança e contribuírem para um futuro mais saudável e sustentável.