Os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do UniBrasil Centro Universitário, Wesley Dobrychtop e Carlos Andrade, publicaram dois artigos no International Congress of Mechanical Engineering 2017 (COBEM), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).
O COBEM é o principal evento científico em Engenharia Mecânica na América Latina, cobrindo todas as áreas de atuação da Engenharia e Ciências Mecânicas. O evento conta atualmente com a participação média de mil pessoas e aproximadamente 800 trabalhos publicados.
Os trabalhos foram desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica do UniBrasil (GPEM/UniBrasil), com a orientação dos professores, Fernando Vicencio e Fábio Schneider. Os temas pesquisados fazem parte de uma das quatro linhas de pesquisa do GPEM: “Escoamentos Bifásicos”, que tem aplicação na indústria de petróleo e gás.
No trabalho “Study of the velocity of elongated bubbles in two-phase slug flow in a horizontal pipeline” foram estudadas as velocidades de bolhas em um escoamento bifásico ar-água, enquanto que no trabalho “Measurement of pressure loss in gas-liquid two-phase flow in a horizontal pipeline” foram utilizados sensores com interface Arduino para medidas de pressão, também em um escoamento bifásico ar-água. Os resultados experimentais foram comparados e validados com modelos matemáticos, que predizem as condições do escoamento e são usados em projetos de separadores e equipamentos de extração de petróleo.
Para o coordenador do curso, professor Fábio Schneider, as publicações são resultado da excelência do trabalho realizado pelos alunos e professores do curso. “O UniBrasil, mais uma vez, colhe os frutos de um trabalho realizado com seriedade e competência. O GPEM começa a ser reconhecido pela comunidade acadêmica em virtude da qualidade das suas pesquisas, o que é fundamental para o currículo de nossos alunos e professores”, comenta Schneider.