Alunos do curso de Engenharia Mecânica integrantes do Grupo de Estudo em Astronomia (GEAS) finalizaram no último sábado (24), o protótipo do telescópio em policloreto de polivinila (PVC). O projeto foi desenvolvido durante os encontros do grupo de estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica (GPEM), com a orientação dos professores Alexandre Faria e Fábio Schneider.
O protótipo construído é um telescópio de refração e usou lupas comuns, encontradas em lojas de utilidades, e tubos e conexões em PVC. O projeto será aprimorado até a concepção de um equipamento que permita observações de maior qualidade usando espelhos esféricos (telescópio de reflexão). Para o aluno Emerson Gomes da Silva, que participou da construção do protótipo, a atividade foi bastante surpreendente e motivadora. “Aprendi muito sobre ótica e fiquei surpreso com é possível construir um telescópio tão facilmente”, comentou o aluno.
O GEAS realiza encontros aos sábados e atua em duas linhas de trabalho. A primeira com o objetivo de disseminar a astronomia e fazer uso desta área como exemplo de aplicação em disciplinas de desenho geométrico, matemática, física, biologia, etc. “Ao estudarmos a astronomia, nos deparamos com as leis da física, problemas matemáticos, formas geométricas e até com a exobiologia, e nada mais natural que levar para dentro da sala de aula estas aplicações” explica o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Schneider.
A segunda frente de trabalho do grupo é o desenvolvimento de instrumentos astronômicos. “Este é um campo que podemos contribuir oferecendo ao mercado um produto de qualidade e com preço mais acessível. A grande dificuldade do uso da astronomia nas escolas está no alto custo dos equipamentos utilizados, sem falar na dificuldade de manutenção destes equipamentos, a grande maioria importados. Podemos disseminar a astronomia nas escolas propondo atividades acompanhadas de instrumentos de baixo custo, tudo isso com o objetivo maior de despertar o estudo das ciências nos jovens”, finaliza o professor.