Texto por Wanda Camargo | Assessora da Presidência
Em 2009, Aldo Fortunati escreveu um texto denominado Por uma ideia de criança, onde dizia:
Por uma ideia de criança rica, na encruzilhada do possível, que está presente e que transforma o presente em futuro.
Por uma ideia de criança ativa, guiada, na experiência, por uma extraordinária espécie de curiosidade que se veste de desejo e de prazer.
Por uma ideia de criança forte, que rejeita que sua identidade seja confundida com a do adulto, mas que a oferece a ele nas brincadeiras de cooperação.
Por uma ideia de criança sociável, capaz de se encontrar e se confrontar com outras crianças para construir novos pontos de vista e conhecimentos.
Por uma ideia de criança competente, artesã da própria experiência e do próprio saber perto e com o adulto.
Por uma ideia de criança curiosa, que aprende a conhecer e a entender não porque renuncia, mas porque nunca deixa de se abrir ao senso do espanto e da maravilha.
O texto mostra o quanto este pesquisador é profundo conhecedor da educação infantil, conhecido e respeitado em todo o mundo. Aldo é especialista em desenvolvimento infantil e políticas para a infância, diretor das áreas educativa, social e cultural do Instituto dos Inocentes em Florença e presidente da La Bottega di Geppetto – Agência Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti.
Esteve no UniBrasil no sábado, 23 de setembro, numa parceria entre UTFPR, La Bottega di Geppetto e a Despertar de desenvolvimento humano.
Evento inesquecível para todos os presentes.
Fotos de Arquivo Pessoal.