Estudantes do quinto período do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário realizaram uma oficina com estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Algacyr Maeder Munhoz, do Bairro Alto. A atividade faz parte de uma atividade de extensão de educomunicação que busca capacitar adolescentes à prática da comunicação no rádio e ocorreu nos dias 17 e 20 de maio.
Na sexta-feira, dia 17, os acadêmicos de Jornalismo se dividiram em equipes para conversar diretamente com os estudantes do colégio. Na ocasião, os grupos debateram a produção de pautas, redação de scripts e elaboração de textos jornalísticos para no final, ser produzido o radiojornal, objeto da experiência. Os estudantes também tiveram orientações sobre como fazer as entrevistas, entendendo os tipos de fontes e como abordá-las além de como manusear os equipamentos, técnicas gravação e edição de conteúdo.
Nesta segunda, dia 20, os alunos do Algacyr Maeder Munhoz visitaram o UniBrasil para uma etapa prática da oficina. Em um período de duas horas, os estudantes de Jornalismo auxiliaram a turma do Ensino Médio a produzir e gravar radiojornais. Os programas tiveram como tema a depressão, a cultura e o web bullying e todas as entrevistas e textos foram produzidos pelos próprios participantes da oficina.
Para a universitária Amanda Koiv a experiência foi gratificante. “Sempre estive na posição oposta, sentada e ouvindo meus professores, e poder estar ali no lugar do educador, transmitindo conhecimento foi muito legal e enriquecedor”, comenta.
O projeto surgiu como uma forma de aprimorar o trabalho já feito na rádio Cepamm, existente no colégio. A atividade foi coordenada pelo professor Rodolfo Stancki, do curso de Jornalismo.