Acadêmicos de Educação Física realizam visita técnica no CT do Coxa

Futuros profissionais conheceram o universo de treinamento e alto rendimento do futebol por meio de conversa com a equipe técnica do clube

Foto de arquivo pessoal da Professora Tais Pastre.

“O Coxa é o meu time do coração. Então, seria uma alegria muito grande poder atuar profissionalmente lá [no CT do Coritiba Football Club]. Trabalhar com o que amo e poder aprender com quem está lá”. Este é o depoimento do acadêmico do 6º período, do curso de Educação Física, Nathan Nunes Berton, de 20 anos. Para ele, a visita técnica trouxe a certeza que deseja atuar no alto rendimento, como preparador físico e analista de desempenho. Essa experiência de campo foi proporcionada aos acadêmicos da área, pela disciplina de “Esportes Coletivos II”, sob a supervisão da professora Tais Pastre.

Segundo a docente, a visita foi “muito significativa”, porque o clube abriu as portas aos estudantes, para que conhecessem a infraestrutura, que compreende desde clínicas, piscinas até equipamentos de musculação, além de entender como funciona efetivamente o trabalho interdisciplinar no local. 

“[A visita técnica] teve por objetivo estreitar conhecimentos do mercado de trabalho junto aos profissionais atuantes do meio. Fomos recepcionados pelo professor William [Henrique Côrrea], psicólogo do Coxa; pelo coordenador da categoria principal da Fisiologia, Medicina e Fisioterapia. Cada um deles proporcionou algumas vivências importantes aos acadêmicos, sanando as suas principais dúvidas”, explica a professora da disciplina. 

O especialista em Terapia Cognitivo-comportamental e Psicologia do Esporte, William Henrique Corrêa, corrobora com a análise da professora Tais Pastre. De acordo com o psicólogo do Coritiba, o aluno estar no ambiente de esporte de alto nível “enriquece o debate teórico”. Acrescenta ainda que, esse caráter prático, mostra a realidade do mercado de trabalho e permite aos acadêmicos ampliar o networking com os profissionais já presentes no ramo. 

A futura professora de ginástica rítmica, Kauanny Giovanna Ferreira da Silva, do 4º período, compartilhou a sensação que teve ao visitar as instalações do clube que, segundo ela, é um CT renomado na modalidade. “O que mais me impressionou durante a visita técnica foi como os profissionais administram os treinos, sempre visando o atleta holisticamente e, não, focando somente no físico deles. Inclusive, enfatizaram a importância de cuidar da saúde mental dos atletas”, conta a estudante de 19 anos.

Há 5 anos atuando como psicólogo esportivo no CT, o educador físico William disse que a saúde mental é um aspecto essencial para manter a boa performance esportiva do atleta. Ele esclarece que a instituição oferece as condições para que o atleta se prepare mentalmente para cada partida. “Desta forma, os dados obtidos auxiliam a comissão técnica nas melhores decisões”, finaliza Corrêa em entrevista concedida ao UniBrasil. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, BLOG, GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário