Estudantes aprendem com os professores do curso sobre a formação urbana da cidade recorrendo à história local
No sábado (30/09), os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, do UniBrasil, visitaram a região metropolitana de Curitiba: a cidade considerada patrimônio histórico do estado do Paraná, a Lapa. A formação urbana do município está atrelada ao Tropeirismo e a Revolução Federalista (1893-1895). De acordo com o professor Renan Dinis, a emancipação do Estado do Paraná em relação a São Paulo e a criação da figura do heroísmo paranaense têm reflexo na arquitetura do estado.
Dentre os principais arquitetos e urbanistas responsáveis pela restauração do patrimônio histórico da cidade, estão: João Turin, principal expoente do Movimento Paranista; José La Pastina Filho, responsável pela 10ª Coordenadoria Regional do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Rubens Meister, entusiasta da arquitetura, que realizou obras como o Teatro Guaíra, a Rodoferroviária e o Panteão dos Heróis (Lapa – PR).
Os acadêmicos visitaram os principais pontos turísticos da cidade da Lapa (PR), compreendendo a importância de cada espaço para a história local. A primeira parada foi na Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada na praça onde está o monumento do General Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846-1894), este que lutou no Cerco da Lapa, em 1894. Como explica a professora Cintia Nogueira Negrão, coordenadora do curso, as principais características da igreja matriz giram em torno de ornamentos básicos, com pedra de cantaria e revestimento a base de cal.
Além desse espaço, os acadêmicos aproveitaram para desbravar o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, tais como: Casa de Câmara e Cadeia, Theatro São João, Casa Lacerda, Casa Vermelha, Casa da Memória e o Parque Estadual do Monge.
Confira nas fotos como foi a visita acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, por Gabrielle Cordovi | Marketing UniBrasil.