Texto por Wanda Camargo.
Academia UniBrasil e Curso de Psicologia convidam para palestra online “Condições Epistemológicas da Ciência e o problema da Verdade”, a ser realizada no próximo 16 de agosto às 19 horas, com acesso a estudantes e professores, transmitida pelo YouTube do UniBrasil.
O tema será tratado por Daniel Omar Perez, doutor e mestre em Filosofia, docente de Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado realizado na Alemanha e também na Michigan State University. O professor Daniel é pesquisador do CNPQ, autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros sobre filosofia e psicanálise.
Em suas pesquisas, trata do sujeito e a linguagem a partir de Kant. Seu trabalho se concentra na questão de como nos constituímos tanto individual quanto coletivamente como sujeitos, e aborda fenômenos como massa, povo, coletivo, relações amorosas e situações diagnosticadas no espectro do autismo. No seu estágio de pós-doutorado na Alemanha desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução das “Reflexões de Antropologia”. Em outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da CAPES trabalhou na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro “Kant in Brazil” com Frederick Rauscher.
A diferença fundamental entre ciência e filosofia da ciência costuma ser definida como: na ciência realizamos, na filosofia pensamos como devemos fazer, para que fazemos e por que fazemos. Assim, ciência necessita da epistemologia para uma fundamentada orientação e construção de sua análise. A epistemologia pretender saber das características do que é ou não é específico da cientificidade e tem como objeto de estudo a reflexão sobre a produção da ciência, sobre os seus fundamentos e métodos, sobre o seu crescimento, e não constitui uma construção racional isolada. Ela faz parte de uma teia de relações, e ao refletir sobre as suas finalidades, sobre os seus fundamentos e raízes, favorece a aprendizagem.
Por outro lado, a problemática da verdade está presente na história crítica do pensamento, nas articulações históricas de sua mútua modificação e constituição.
A verdade, seus ocultamentos ou a descoberta das coisas verdadeiras é essencial para determinar as condições históricas de constituição dos sujeitos e fundamental em qualquer ramo das ciências.
Serão mediadores: a professora Dulce Mara Gaio, psicanalista, especialista em Psicologia Clínica e em Filosofia e Psicanálise, com Mestrado em Filosofia Contemporânea pela UFPR. Supervisiona estágio a profissionais e serviços de saúde, no Sistema Penitenciário e em Hospital Psiquiátrico/Clínica Psicossocial e clínico-institucional do CAPS III e SOIS.
E o professor Eduardo Ribeiro da Fonseca: Psicanalista, professor e pesquisador em Filosofia, da PUCPR. Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique. Mestre em filosofia moderna e contemporânea pela UFPR e doutor em filosofia moderna e contemporânea pela USP. Prêmio Jabuti com o livro Psiquismo e vida: O conceito de impulso nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche. Tradutor dos Complementos ao livro O Mundo como Vontade e Representação, de Arthur Schopenhauer, Prêmio Jabuti na categoria Tradução. Avaliador Ad Hoc de livros CAPES.
Com certeza será um encontro proveitoso.