Por um lado, a IA pode contribuir para uma aprendizagem rápida e eficiente; por outro lado, a dependência impacta na falta de esforço cognitivo da criança ou do adolescente que faz o uso da tecnologia
Como educador (a), você deseja capacitar os seus alunos a se tornarem usuários críticos e criativos da tecnologia, preparando-os para um mundo onde a IA (Inteligência Artificial) é uma parte integrante, mas não dominante, da experiência humana?
Então, este conteúdo é direcionado para você, docente, que sente dificuldade em integrar a tecnologia e a aprendizagem convencional, na formação das crianças e dos adolescentes por conta das rápidas transformações do meio digital.
A pedagoga Karina Gomes Rodrigues, especialista em metodologias ativas, apresenta um breve panorama sobre a nova realidade escolar, analisando os pontos positivos e negativos da IA no desenvolvimento cognitivo dos jovens e aponta também algumas alternativas de trabalho que os professores precisam desenvolver em sala de aula, para dar protagonismo ao estudante, sem esquecer das exigências do mercado de trabalho.
Incluir essa nova ferramenta na grade curricular dos estudantes tanto de ensino médio, quanto do superior propicia uma formação mais completa, inovadora e interdisciplinar, como analisa a professora da disciplina de práticas pedagógicas em Mídias Educacionais, no UniBrasil.
“Preparar estudantes com conhecimentos em IA, os torna mais competitivos no mercado de trabalho e os equipa para lidar com as demandas tecnológicas em constante evolução”, enfatiza Karina.
Para ter acesso a uma ampla gama de informações educacionais, a pedagoga salienta a importância da orientação do professor no processo de curadoria dos conteúdos. Segundo a análise da profissional, o uso da IA propicia o desenvolvimento de habilidades tecnológicas do adolescente, tais como: compreensão de algoritmos, programação, raciocínio lógico e pensamento crítico.
“[Os] Sistemas de IA podem personalizar a aprendizagem ao adaptar o conteúdo de acordo com o estilo de aprendizagem e o nível de habilidade individual de um estudante, proporcionando uma experiência mais personalizada e potencializando o seu protagonismo”, responde Karina Rodrigues, quando questionada sobre o uso da IA nas tarefas escolares e o seu impacto para o desenvolvimento cerebral.
Ela, no entanto, diz que há alguns desafios. Afinal, são preocupações que estão presentes no âmbito escolar. Dentre os pontos negativos, destacam-se: a falta de esforço cognitivo, dependência tecnológica, isolamento social e o risco de desigualdade, no qual o acesso digital desigual à tecnologia pode agravar disparidades educacionais.
“O foco deve ser em integrar a tecnologia de maneira a aprimorar, e não substituir, a aprendizagem convencional no ambiente escolar, garantindo que o desenvolvimento cognitivo e social seja equilibrado”, comenta.
Como desenvolver estratégias para aliar a IA ao ambiente educacional sem comprometer a motivação e as habilidades individuais dos alunos
A professora Karina Gomes Rodrigues traz abaixo todas as orientações para os professores desenvolverem em sala de aula:
1º) Promover a conscientização:
-> Inicie discutindo as vantagens e desvantagens da IA;
-> Aborde a importância das habilidades individuais, como leitura, senso crítico e criatividade, mesmo com o uso da tecnologia.
2º) Integrar a IA em Atividades Colaborativas:
-> Encoraje projetos em grupo que envolvam o uso da IA, promovendo a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes.
3º) Enfatizar o desenvolvimento de Habilidades Essenciais:
-> Desenvolva projetos que incentivem a criatividade, a expressão pessoal e o raciocínio independente.
4º) Utilizar a IA como Ferramenta de Apoio:
-> Integre a IA como uma ferramenta de apoio para atividades, auxiliando na pesquisa, organização de informações ou geração de insights;
-> Mostre como a IA pode economizar tempo, permitindo que os alunos se concentrem em aspectos mais complexos e reflexivos.
5º) Desenvolver projetos de IA:
–> Destaque como a programação e a aplicação prática da IA podem ser habilidades valiosas.
6º) Incentivar a Crítica Ética e Reflexiva:
-> Incentive os alunos a questionar os resultados gerados pela IA, avaliando sua confiabilidade e impacto social.
7º) Estimular a escrita autoral:
-> Proponha atividades de escrita que envolvam a expressão pessoal, como diários, ensaios reflexivos e produções literárias.
8º) Oferecer Treinamento em Literacia Digital:
-> Inclua programas educacionais sobre literacia digital, capacitando os alunos a entenderem e utilizarem a IA de maneira responsável.
Novas mídias presentes na formação do Pedagogo
O UniBrasil tem o compromisso de formar profissionais completos para as exigências do mercado de trabalho, a partir da inserção de novos conteúdos na grade curricular que sejam compatíveis e condizentes com as transformações sociais, econômicas e geopolíticas.
Tendo em mente os avanços tecnológicos, o curso de Pedagogia do UniBrasil já traça processos metodológicos capazes de aliar o ensino aprendizado com as novas mídias que se fazem presentes na vida de toda a população. E, principalmente, no cotidiano das crianças e dos adolescentes.
O intuito da formação do Centro Universitário é capacitar pedagogos que orientem os estudantes no processo de construção dos saberes e conhecimentos, fazendo um uso consciente da tecnologia.
Se você almeja ingressar no ensino superior, inscreva-se agora mesmo no curso de Pedagogia do UniBrasil e adquira as competências e habilidades para esta nova era digital aliada à educação.
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